Os organizadores do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos definiram os treze integrantes da comissão julgadora de 2016. Cinco deles são estreantes no Concurso e os demais são veteranos no evento que escolhe os ovos campeões em qualidade nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna. Neste ano o Concurso de Qualidade de Ovos será realizado em 13 de julho, dois dias antes da tradicional Festa do Ovo de Bastos.
Localizado no Oeste Paulista, Bastos é o município brasileiro que mais produz ovos no Brasil, por isso é conhecido como Capital do Ovo. O município é conhecido mundialmente por sua tradição na avicultura de postura, atividade que explora desde os tempos pioneiros de sua comunidade. Hoje estima-se que estejam em produção na microrregião de Bastos 22 milhões de aves poedeiras, que produzem 17.820.000 de ovos por dia, ou 206 ovos por segundo, números que sempre impressionam e que demonstram bem a capacidade produtiva da Capital do Ovo. “Com o tradicional Concurso de Qualidade de Ovos, Bastos demonstra também que foca na qualidade de sua produção”, defende o avicultor Christian Hideyuki Maki, que preside a Comissão Organizadora do evento pela terceira vez.
Ele explica que todos os anos os organizadores do Concurso buscam aprimoramento das regras de análise dos ovos inscritos e também a inclusão de novos nomes na comissão julgadora: “Hoje faz parte de nosso regulamento a obrigatoriedade de renovação anual do corpo de jurados, buscando uma equilíbrio entre juízes veteranos e estreantes. Assim, além de confirmar a credibilidade dos resultados, o concurso também dá oportunidade de novas visões sobre o que é qualidade do produto ovo, tão essencial à mesa do consumidor.”
Todos os juízes são profissionais experientes no universo da produção de ovos brasileira, sendo que a maioria tem formação em medicina veterinária e zootecnia, alguns atuando em instituições de ensino e pesquisa, tendo sempre experiência no trabalho em campo. A Comissão Julgadora é formada de maneira a ter sete representantes do segmento da genética avícola, dois representantes do setor acadêmico e de pesquisa, e os demais são do segmento da nutrição e sanidade. Há ainda, sempre, um juiz que opera a máquina Digital Egg Tester, que faz análises de vários aspectos dos ovos a partir de leitura a laser, além de medição da espessura da casca.
Os juízes
Conheça os nomes dos juízes do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2016 e as empresas ou institutos de pesquisas e universidades a que estão vinculados:
Anderson de Pontes Silva (Lohmann do Brasil)
Bruno Henrique Lopes Guastalli (Hy-Line)
Bianca Brandão Martins (Alltech)
Diogo Tsuyoshi Ito (Zoetis)
Fábio Martinho de Camargo (MCassab)
Fernando Venâncio (Mercoaves)
Gabriela Rosado Manfredini (Uniquimica) – juíza-operadora da máquina Digital Egg Tester
Jorge Ikefuti (Hendrix/Delkab)
Marcos Roberto Buim (Instituto Biológico de São Paulo – unidade Bastos)
Mario Massayuki Nihei (H&N Avicultura)
Miguel Valls (Novogen)
Paulo Lourenço (Universidade Federal de Uberlândia)
Valdemir Basi (Hendrix/Hisex).