[quotes_menu]

Ovos

Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2012 será realizado hoje (11/07)

O tradicional Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos já tem definidos os juízes. Os organizadores querem repetir o sucesso que o evento alcançou em 2011.

Um dos mais importantes eventos da Festa do Ovo de Bastos acontece hoje (11/07). É o Concurso de Qualidade de Ovos, que é realizado há 40 anos na Capital do Ovo, e define as granjas campeãs nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna. Durante toda a manhã de hoje, dia 11, as granjas da região vão inscrever e levar até o Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, em Bastos, as bandejas de ovos concorrentes.

A partir das 13 horas começa a jornada de avaliações, que é feita por uma comissão formada por 13 especialistas (zootecnistas e médicos veterinários com grande experiência em avicultura de postura, além de pesquisadores) e uma máquina de tecnologia japonesa, que faz análises científicas de amostras dos ovos inscritos.

A cada ano o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos está mais competitivo. Como o resultado é de grande importância econômica para as granjas que são sagradas campeãs em cada categoria, a expectativa entre os produtores é muito grande. Nos últimos anos tem sido difícil a tarefa de julgamento, tal é a paridade entre as amostras que vão para a fase final do Concurso.

“Estamos melhor a cada ano”, diz o jovem avicultor Leonardo Sacramento Yoshikawa, presidente da comissão do concurso 2012 e um dos representantes da nova geração de produtores da cidade que mais produz ovos no Brasil. Leonardo vê o foco na qualidade como um sinal dos novos tempos mas não se esquece da herança passada pelos pioneiros da Capital do Ovo. “Nos orgulhamos de dar sequência a esse Concurso, que é responsável não só por premiar os melhores produtores a cada ano, mas também por levar o nome de Bastos, nossa Capital do Ovo, para o Brasil inteiro”.

Julgamento- A comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2012 já tem definida a comissão julgadora da competição. Um dos juízes, inclusive, será responsável por operar a máquina japonesa Digital Egg Tester, que avalia a qualidade do ovo utilizando a tecnologia a laser. Os demais juízes são os responsáveis pela análise dos ovos inscritos utilizando métodos tradicionais em várias categorias, como a análise externa – verificando a resistência da casca, a limpeza e textura dos ovos, a uniformidade de tamanho. Nos itens de qualidade interna são checados a cor e centralização da gema, a consistência e altura da clara, entre outros aspectos.

Por pelo menos 6 horas de análises, com várias etapas de seleção, os juízes do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos se dedicam à difícil tarefa de escolher os melhores ovos inscritos. Cada vez mais competitivo, o Concurso sempre gera grande expectativa quanto aos classificados nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna. 

SÃO OS SEGUINTES OS JUÍZES DO CONCURSO DE QUALIDADE 2012

 Ademir Moreira (Granja Planalto)

Carla Cachoni Pizzolante (APTA Regional)

Fábio Henrique Pacanaro (Novogen)

Fernando Venâncio (Mercoaves)

Glauco Eduardo Geromini (Hy-Line do Brasil)

Jorge Ikefuti Filho (ATM Bastos)

José Roberto Medina Garcia (BRNova)

Mário Nihei (H&N Avicultura)

Matheus Rodrigues Alves (Lohmann do Brasil)

Nilce Maria Soares (Instituto Biológico / Bastos)

Rafael Henrique Kuiavski (Interaves)

Ricardo Issao Ito (Nutron/Provimi)

Sergio Abe (Amicil)

Vítor Augusto Sperandio Arantes (Uniquímica)