Este ano, a Apinco é realizada em Santos (SP), no Mendes Convention Center |
Redação AI 05/05/2004 – 08h14 – Foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (04/05) a Conferência Apinco 2004. Depois de seis anos ininterruptos sendo realizada em Campinas (SP), o maior evento técnico/científico da avicultura da América Latina volta à cidade de Santos. “A Conferência já foi realizada no litoral santista com muito sucesso e, por esse motivo, resolvemos trazê-la para cá novamente”, explica Ariel Antonio Mendes, presidente da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola (Facta), organizadora do evento. “Santos também é uma das cidades mais antigas do Brasil e oferece várias opções de turismo e lazer”, completa.
Outra novidade da Conferência este ano é a adoção da língua espanhola como o segundo idioma do evento. Nesta edição da Conferência, todas as palestras serão traduzidas do inglês e do português também para o espanhol. “Queremos com isso atingir o público da América Latina, ampliar a divulgação da ciência e tecnologia avícola e, desta forma, proporcionar um crescimento conjunto com os técnicos latino-americanos”, afirma Mendes.
Durante a cerimônia de abertura, Mendes falou sobre o atual estágio da avicultura nacional e o papel desempenhado pela Conferência para o desenvolvimento do setor. “Nesses 22 anos, a avicultura brasileira cresceu muito e a Facta acompanhou esse crescimento”. Segundo Mendes, a atividade avícola cresceu não apenas em volume mas, principalmente, em qualidade. “O Brasil exporta atualmente para 122 países e é atualmente o único grande produtor mundial livre de Influenza Aviária. Isso aumenta nossa responsabilidade enquanto técnicos, pois temos a obrigação de manter esse nível de qualidade”, avalia. “Da mesma forma, temos a responsabilidade de manter o atual status sanitário de nossa avicultura”. Para isso, ressalta Mendes, é importante que o setor técnico esteja preparado e a Conferência Apinco é o fórum apropriado para se discutir a parte técnica da avicultura brasileira.
Pelo segundo ano consecutivo, o Simpósio de Postura Comercial, organizado conjuntamente pela União Brasileira de Avicultura e pela Facta, está sendo realizado em paralelo à Conferência.