Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Congresso de Agribusiness

<p>Sociedade Nacional de Agricultura discute sustentabilidade no agronegócio em Congresso no Rio de Janeiro.</p>

Sustentabilidade e inovação são fatores de grande importância no mercado atual, diante de questões como preservação ambiental, propriedade intelectual, competitividade, valor agregado e qualidade de produção. No agronegócio, estas características geram tendências e incrementam a economia.

Com a realização do 11º Congresso de Agribusiness (24 e 25 de novembro), a Sociedade Nacional de Agricultura pretende discutir as estratégias empresariais pertinentes aos novos cenários nacionais e internacionais, pautados pela sustentabilidade e pela inovação tecnológica. O evento deste ano, que será realizado na Confederação Nacional do Comércio (centro do Rio de Janeiro), terá como tema “Inovação, Transparência e Sustentabilidade no Agronegócio”

Segundo o relatório Bruntland, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas necessidades”. Altieri (1983) definiu sustentabilidade agrícola como a “capacidade de um agroecossistema de manter a produção através do tempo na presença de repetidas restrições ecológicas e pressões socioeconômicas”.

Se pensarmos que 10% de tudo o que é extraído do planeta pela indústria (em peso) é o que se torna produto útil, e que o restante é resíduo, torna-se urgente uma gestão que leve a um consumo sustentável, minimizando a utilização de recursos naturais e materiais tóxicos. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável é um processo de equilíbrio ante as necessidades da população, da economia e do meio ambiente.

Temas – Em três painéis, autoridades, empresários, produtores, especialistas e representantes de diversas instituições serão convidados a debater temas de interesse, como a importância da sustentabilidade em razão do crescimento da população mundial e da demanda por alimentos; segurança alimentar; incremento da produtividade do agronegócio; o papel da inovação e da tecnologia na atual conjuntura, e a questão da certificação e da rastreabilidade para atender à crescente demanda dos consumidores por transparência.