Com o tema Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Energia para uma Agricultura Sustentável, o 16° Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBA), será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Autoridades e especialistas discutirão as relações do tempo e do clima com as ciências agrárias e florestais. Durante os quatro dias, cientistas estarão reunidos para analisar resultados de pesquisas na agrometeorologia e seus benefícios para a sociedade. Também vão debater os efeitos do tempo e do clima na distribuição e produtividade da agricultura e da pecuária. As relações entre água, solo, plantas e atmosfera serão analisadas, bem como os sistemas de monitoramento e previsão agroclimáticos.
Estão previstas mesas-redondas que vão tratar de questões hídricas, de agroenergia, mudanças climáticas e sensoriamento remoto, além de um minissimpósio sobre seca e quatro minicursos. Serão apresentados 440 trabalhos técnico-científicos. O assessor técnico da Secretária de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Spae/Mapa), Roberto Cavalcante, presidirá a mesa-redonda Agroenergia na quarta-feira (23/09).
Os organizadores esperam cerca de 800 participantes, de diferentes nacionalidades, entre especialistas, empresários e investidores, técnicos, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de áreas afins. O CBA é promovido pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBA), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Embrapa Milho e Sorgo.
Destaque internacional – Durante o evento, terão lugar as ações preparatórias para a 15° Sessão da Comissão de Agrometeorologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que vai ocorrer na capital mineira em julho de 2010. Pela primeira vez, um país da América Latina sedia um encontro da OMM. Paralelamente ao congresso, a Expoagro 2009 mostrará equipamentos e produtos relacionados à pesquisa em agrometeorologia, agronomia, meteorologia, recursos hídricos, hidrologia, irrigação e drenagem, engenharia ambiental, energias alternativas e bioenergia.