O 6º Congresso do Colégio Latino-Americano de Nutrição Animal (CLANA), promovido pelo CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal) em Estância de São Pedro (SP), localizada a 190 quilômetros da capital, contará com a participação do especialista em soluções do departamento de suínos da Nutreco, uma das líderes mundiais em nutrição animal, Theo van Kempen. O pesquisador, que atua na área de desenvolvimento de produtos, abordará os fatores que afetam o consumo de alimento dos leitões, na quarta-feira (24/09). A atividade ocorrerá na Sala Suínos do evento, das 14h30 às 15h20. A Nutreco Brasil é parceira do Congresso, que será promovido no Hotel Fonte Colina Verde até sexta-feira (26/09).
O palestrante irá abordar sobre as necessidades que os leitões têm na primeira quinzena de vida, soluções para suplementação alimentar, já que a Nutreco Brasil oferece o NukloSprayYoghurt, suplemento alimentar à base de leite e gordura para ser utilizado nos primeiros dias de vida dos leitões. “Quanto mais cedo eles se alimentam com qualidade, consequentemente terão um melhor desempenho durante toda sua vida, transformando-o num bom comedor de ração e com boa conversão alimentar. Nessa fase inicial é que se deve ter mais atenção”, ressalta o gerente comercial da Nutreco Brasil, Fabio Botelho.
A necessidade de suplementar a amamentação ocorre pelo aumento na leitegada, havendo disputa entre os leitões, quando a lei do “mais forte” na maioria das vezes prevalece. Durante os últimos anos, o tamanho das ninhadas das fêmeas aumentou substancialmente. Hoje, uma ninhada de 14 leitões não é exceção e a fêmea não é capaz de alimentar os leitões extras suficientemente para garantir que eles cresçam. “Há dez anos, tínhamos por objetivo desmamar dez / onze leitões em média por porca. Hoje esse número pode chegar a 17, com frequência. E a mãe, na maioria das vezes, não dá conta de amamentar de forma adequada sem prejudicar o desenvolvimento de suas crias”, esclarece.
Em sua sexta edição o CLANA, retorna ao Brasil em 2014, já que sua última edição há dois anos, foi promovida no México. Ao todo, serão 48 conferências magistrais que abordarão temas dos setores de aves, suínos, qualidade de alimentos e bovinos. Além disso, haverá a apresentação de trabalhos de pesquisa científica e tecnológica e a criação de um exclusivo ‘Espaço Convivência’ para ampliar a integração entre o público.
O Colégio Latino-Americano de Nutrição Animal (CLANA) foi formado em 2002 por iniciativa do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) e da Associação Mexicana de Especialistas em Nutrição Animal (AMENA), com o objetivo de ser um fórum de discussão sobre a problemática da America Latina em temas de produção e alimentação animal. Mais informações no site do CBNA: http://www.cbna.com.br