Com 162 trabalhos, número recorde de inscrições, foram realizadas ontem a 6ª Jornada de Iniciação Científica (JINC) e o II Seminário de Pesquisa e Extensão da UnC (Sipex) promovidos pela Embrapa Suínos e Aves, unidade da empresa de pesquisa agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Universidade do Contestado (UnC), campus Concórdia/SC.
A abertura do evento lotou o auditório da UnC, que também teve a presença de alunos de educação infantil e ensinos fundamental e médio das redes municipal, estadual e particular de ensino que participam da II Mostra Científica de Santa Catarina (Mocisc). Durante a solenidade, foi apresentada uma mensagem do pesquisador da Embrapa Airton Kunz, idealizador da JINC e que está em pós-doutorado nos Estados Unidos, dando as boas-vindas aos participantes e valorizando a importância de se divulgar a produção científica.
O pesquisador da Embrapa Paulo Augusto Esteves, presidente da comissão organizadora dos eventos, destacou o número de participantes nos três eventos. “Das crianças, até os estudantes de graduação, vimos como é importante incentivar o contato dos alunos com a pesquisa científica em suas vidas escolar ou acadêmica. Mostramos que todos eles são bem-vindos e que têm muito a contribuir, porque eles são o futuro da nossa ciência”, disse.
O compromisso com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), voltado aos alunos de graduação, foi um dos objetivos da realização da 6ª Jornada de Iniciação Científica. Os eventos também fizeram parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.