O XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento de Suinocultura prossegue nesta quinta-feira em Salvador (BA), no Hotel Pestana, e se estende até amanhã (05).
“O futuro da produção de alimentos e o papel do Brasil”. Conforme ele, o agronegócio nacional passou por uma revolução silenciosa ao longo dos últimos 15 anos, passando a contribuir, decisivamente, para o bom desempenho da balança comercial brasileira. “A importância desse setor é cada vez mais efetiva na economia nacional. Em 2010, por exemplo, a balança comercial do agronegócio, de US$ 60,894 bilhões, foi três vezes superior a balança comercial normal”, comenta.
O jornalista e âncora do Programa CBN Brasil, da Rádio CBN, Carlos Alberto Sardenberg, explanou sobre o tema “Cenários para o agronegócio brasileiro”. Conforme o painelista, o Brasil tem a oportunidade de ser um dos grandes fornecedores mundiais de alimentos ao mundo, pelo potencial empreendedor do setor do agronegócio, embora o país ainda necessite estar melhor preparado em termos de infraestrutura e de educação para a formação de mão-de-obra. “Também precisamos mudar a atual carga tributária brasileira, reduzindo juros e promovendo maiores investimentos para permitir que o Brasil como um todo continue crescendo”, pontua.
Nesta quinta-feira, os destaques ficam com os painéis “Desafios da Suinocultura para a Próxima Década”, na parte da manhã, e “Mercado e Marketing para Carne Suína no Brasil”, durante a tarde. Acompanhe abaixo a programação de hoje e amanhã.