O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, enfatizou ontem, durante o seminário “Commodities e agregação de valor – A contribuição do Mercosul”, que os países do Mercado Comum do Cone Sul respondem hoje por 43,5% das exportações mundiais de carne de frango e por 21% da produção de alimentos. O seminário foi promovido pelo Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone).
“Isto mostra como é importante a união do setor avícola no Mercosul. Os países não podem ser concorrentes, mas sim parceiros”, enfatizou Turra ao discursar em painel sobre o papel do Mercosul na oferta mundial de alimentos. Também participaram Andre Nassar, diretor geral do Icone; Juan Carlos Muñoz Menna, vice-presidente do Centro e Armadores Fluviales y Maritimos del Paraguay; e Raul Roccatagliata, diretor executivo do Programa de Insercion Agricola da Sociedade Rural Argentina.
O presidente da Ubabef também aproveitou para destacar a união do setor avícola latino-americano com a atuação da Coordenadoria das Indústrias Avícolas do Mercosul (Ciam). “A avicultura foi o único setor do Mercosul a consolidar uma proposta conjunta nas reuniões com a União Europeia”, enfatizou, ressaltando a importância dessa unidade para favorecer também ações conjuntas em áreas como a de defesa sanitária.