O diretor Industrial da Coimbra Valdinei Freitas, o Deputado Ricardo Barros, o presidente da Coopavel Dilvo Grolli e o diretor da Fiep José Carlos de Carvalho. A Coopavel e a Coimbra são as duas primeiras empresas a receber o certificado pela FIEP. |
Redação AI 12/04/2002 – No último dia 01 de abril, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, esteve em Curitiba, na Federação das Indústrias no Estado Paraná, onde recebeu o Atestado de Conformidade com o Sistema APPCC Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. O certificado que refere-se a linha de cortes congelados de frango, foi entregue durante o Fórum de diretores e empresários da FIEP.
A Coopavel foi, ao lado da Coimbra, o primeiro frigorífico a receber o certificado de qualidade pela Federação das Indústrias. Existem vários outros processos em andamento no país, mas ainda não foram certificados.
Garantindo segurança ao consumidor
O APPCC é um sistema de segurança alimentar, que controla os perigos de forma preventiva, através de análise completa de todos os pontos de risco do sistema de produção, manipulação, processamento e consumo de cada produto. São técnicas utilizadas passo a passo para avaliar o fluxo do alimento, seja na fabricação, nas operações de abate, plantas de processamento, distribuição ou nos estabelecimentos onde esses alimentos serão servidos.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recebendo o certificado das mãos do presidente da Fiep, José Carlos de Carvalho. |
O objetivo de sua implantação é aumentar a proteção à saúde pública bem como garantir o futuro da indústria de alimentos. Os países importadores, principalmente Estados Unidos e Europa, exigem a implantação do APPCC nas indústrias de seus fornecedores. Portanto, essa certificação trouxe para a Coopavel a garantia de comercialização para esses mercados.
Para Dilvo Grolli, o foco principal da empresa é a satisfação do cliente. “Temos que oferecer produtos seguros para os nossos consumidores. E o APPCC garante um item fundamental nesse processo, que é a segurança do alimento”. A garantia está no monitoramento e Assistência técnica, pelos profissionais da Coopavel, que vai desde a produção da matéria prima até a mesa do consumidor, seguindo-se as normas e procedimentos técnicos com a utilização de equipamentos de última geração.
“Com a globalização do mercado, precisamos ser cada dia mais competitivos. Para isso precisamos de melhorias contínuas”, destacou Grolli, lembrando que “a implantação de novas tecnologias e controles e a segurança alimentar são imprescindíveis para a estratégia de crescimento da Coopavel”.