Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Cuiabá (MT) sediará Congresso Abraves

Abraves- MT é eleita sede nacional - biênio 2012-2013 e terá apoio para promover evento histórico na próxima edição.

Cuiabá vai sediar pela primeira vez o Congresso Abraves, em 2013. A cidade venceu as eleições para sede nacional da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), e assumiu a responsabilidade de organizar o 16º Congresso Abraves.

O Estado do Mato Grosso já tem apoio de outros Estados e entidades para realizar um evento histórico em 2013 e conseguiu reunir toda a cadeia produtiva em torno do objetivo de promover a união do setor.

“Esse evento vai acontecer no mesmo ano em que a Abraves MT vai comemorar 10 anos e será marcado pelo resgate do espírito abraveano no País”, destacou a professora da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), atual vice-presidente da Abraves MT e secretária eleita da Abraves Nacional, Dra. Vânia Maria Arantes.

Perspectivas de expansão da suinocultura e infraestrutura local

A suinocultura do Mato Grosso deve registrar, nos próximos anos, um dos maiores crescimentos no país. O Estado tem hoje o 5º maior rebanho brasileiro, com 120.000 matrizes, além de disponibilidade de grãos e projetos para instalação de plantas de grandes grupos, o que significa geração de empregos e maior desenvolvimento da atividade.

“A expectativa é de crescimento em torno de um terço em relação aos dias atuais. E sediar um evento do porte da Abraves é uma oportunidade de levar mais qualificação técnica a toda a região, especialmente porque a atividade evolui rapidamente, como está acontecendo com a suinocultura em nosso Estado, aumentando o desafio e a demanda por qualificação profissional. E o Congresso pode contribuir com esse cenário, o que é muito positivo”, disse Vânia.

Ela ressalta que além de todas estas boas perspectivas, Cuiabá também sediará os jogos da Copa em 2014, o que implicará na implementação de projetos de infraestrutura, como expansão da rede hoteleira e do aeroporto, até 2014. Muitos desses projetos, no entanto, já deverão ser efetivamente realizados até 2013, podendo ser aproveitados para o evento da Abraves.

O evento

Unidade e parceria serão as palavras que melhor vão descrever o clima do próximo Congresso Abraves. Cuiabá foi eleita com ampla maioria e o compromisso que fica é o de resgate da união dos médicos veterinários que dedicam suas vidas à suinocultura.

O Congresso Abraves Nacional é realizado a cada dois anos em cidades diferentes. O objetivo é levar informações técnico-cientificas relacionadas à especialidade, e contribuir com o desenvolvimento da suinocultura nos âmbitos regional e nacional. “Por onde passa, o Congresso Abraves tem o compromisso de deixar a suinocultura mais fortalecida técnica e qualitativamente. Ele deve proporcionar trocas de experiências e informações, além de ser uma oportunidade única de reunir empresas, produtores, consumidores e a comunidade científica, envolvendo toda a cadeia produtiva suinícola”, destacou a especialista.

Ela lembra que a Abraves Ceará tem um projeto de cooperação com a Espanha. “Esse tipo de convênio é uma oportunidade de desenvolver trabalhos de aperfeiçoamento e atualização profissional. Também podemos trabalhar em parceria com outras entidades de classe, como por exemplo a ABCS e a Abipecs, além das associações de criadores de suínos em todos os Estados, entre outras, pois o médico veterinário também pode ajudar no desafio de incrementar o consumo de carne suína neste país-continente”.