O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), por meio do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC), promoverá o curso Food Safety preventive Controls Alliance (FSPCA) – traduzido na íntegra: Aliança de Controle Preventivo de Segurança Alimentar. O evento acontecerá de 06 a 08 de março de 2018, na sede do Instituto, em Campinas/SP.
Trata-se de um curso padronizado e reconhecido pelo FDA (Food and Drug Administration) que qualifica o profissional treinado como um PCQI (Preventive Controls Qualified Individual) cuja presença na indústria está sendo exigida para as empresas que produzem alimentos nos Estados Unidos; exportam para os EUA; e vendem ingredientes para empresas que comercializam/produzem alimentos nos EUA.
O corpo docente será composto e coordenado pelas pesquisadoras: Maria Isabel Berto, Marisa Padula e Michele Nehemy Berteli. Será ministrado em português, pelo Dr. Bruno Meirelles Xavier da Cornell University. Os materiais de consulta originais, emitidos pelo FSPCA, também serão fornecidos a todos os participantes, em língua inglesa.
Entre os temas que serão abordados estão: introdução aos controles preventivos; food safety plans; boas práticas de fabricação e outros programas pré-requisitos; riscos biológicos; riscos de natureza química, física e de motivo econômico; passos preliminares no desenvolvimento de um plano de segurança dos alimentos; fontes de informação e preparação do PSA; introdução à análise de riscos e determinação de controles preventivos; controle preventivos relacionados ao processo, a alergênicos, a sanitização e a cadeia de fornecedores; procedimentos de verificação e validação; record keeping; planos de recall; e sumário da regulamentação: BPF, análise de riscos e controles preventivos associados a riscos para alimentos para consumo humano.
Ao todo serão oferecidas 30 vagas e as inscrições abrem a partir de janeiro de 2018. Os interessados já podem enviar um e-mail para o endereço: [email protected] com o nome e telefone para receber em primeira mão novas informações sobre esse curso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3743-1834.