A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia através do Programa Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o apoio da Associação Catarinense de Criadores Suínos (ACCS) e o Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), realizou nesta semana no auditório da ACCS, um curso básico de suinocultura para produtores de ciclo completo e funcionários de granjas parceiras do Projeto de Indicação Geográfica.
O objetivo do evento é oportunizar a troca de experiências na produção de suínos, com ênfase nas fases de reprodução, maternidade, creche, crescimento e terminação. “Este é um momento de preparamos nossos produtores”, disse o presidente do INCS, Wolmir de Souza.
Durante os dois dias de curso o instrutor da Embrapa, Nilson Woloszyn, abordou assuntos como genética, manejo de leitoa de reposição, manejo das porcas em pré-cobrição, cobrição e gestação, inseminação artificial de fêmea suína, procedimentos básicos para a reprodução de leitões na maternidade e ainda manejo de leitões na fase de creche e de C e T.
O próximo encontro entre produtores será realizado nos dias cinco e seis de dezembro também na sede da ACCS.