Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Datasul cresce 44%

Em meio á confusão no mercado de ERP, a companhia decola e registra um faturamento de R$ 121 milhões no período

Da Redação 07/08/2003 – A Datasul, que neste ano completa 25 anos, fechou o primeiro semestre com um crescimento de 44% em seu faturamento em relação ao mesmo período no ano passado. Sob o comando de Jorge Steffens, que assumiu o cargo de CEO das mãos de Miguel Abuhab em maio deste ano, a companhia teve uma transição de comando tranquila e caminhou na contramão do mercado, obtendo um faturamento de R$ 121 milhões em seu network e lucro de 13% na Datasul Corporação. Boa parte da receita foi decorrente das vendas realizadas na base instalada, onde a Datasul forneceu soluções para elevar os patamares de gestão dos clientes. `A indústria de TI teve um semestre bastante complicado, mas a Datasul mostrou sua força e obteve um resultado excelente, fruto de nosso compromisso com o cliente e a qualidade de nossas soluções` comemora Steffens.

Clientes – No período, a companhia conquistou 38 novos clientes, agregando à sua carteira nomes como Fujitsu, Blue Tree Towers, Dori, Biscoitos Parati e Unimed Campinas. Uma das áreas que obteve destaque é a Datasul RH, com um crescimento de 86% em seu faturamento em comparação ao primeiro semestre de 2002. O sucesso da solução motivou a abertura de novas franquias de distribuição exclusivas para RH em São Paulo, Salvador, Londrina e Porto Alegre. Além das funções básicas de um sistema de gestão de RH, a solução tem funcionalidades avançadas, como gerenciamento de metas (ligado à remuneração variável), gestão de habilidades e competências, desenvolvimento de pessoal (avaliações e necessidades de qualificação), medicina e segurança laboral, o que a coloca como uma das melhores soluções de gerenciamento do relacionamento com o funcionário, considerado o mais importante ativo das empresas hoje em dia.

Na área de Business Intelligence, a companhia obteve um crescimento de 50% no faturamento no período e já conta hoje com 46 clientes utilizando a solução Datasul para tomada de decisões estratégicas. No período, a companhia certificou mais de 17 franquias de distribuição para aumentar a capilaridade da solução no país e costurou parcerias para oferecer o produto a clientes fora da base instalada também. A demanda por soluções no modelo ASP decolou e teve um crescimento de 51% em relação ao ano anterior. Outra área que obteve um desempenho acima da média foi a de operações internacionais.

Futuro – Para o segundo semestre, a estratégia da companhia é oferecer soluções escalonáveis e segmentadas, aliando o profundo conhecimento dos processos no mercado brasileiro e legislação, a soluções aderentes às necessidades reais das empresas. As perspectivas de negócios para o segundo semestre são animadoras Além da recuperação da economia, acredito que teremos um período bastante positivo, pois historicamente o segundo semestre é melhor que o primeiro para a Datasul reforça o executivo.

A companhia aquece seus motores para decolar. A experiência nos mais de 1600 clientes no Brasil, além da precificação em real, oferece uma vantagem competitiva muito grande para a Datasul em relação às multinacionais. Enquanto os concorrentes internacionais se deparam com os processos de aquisições, nós reafirmamos nosso compromisso com o cliente, que é o nosso foco. Hoje, o cliente da Datasul tem a certeza da estabilidade de nossa empresa e sabe que tem um fornecedor capacitado a atendê-lo por toda a toda vida`, completa Steffens.

Sobre a Datasul  – É a líder brasileira no fornecimento de soluções empresariais. Há 25 anos no mercado, tem uma rede de 2,5 mil profissionais, mais de 80 mil usuários ativos, 1,6 mil clientes em cerca de 2 mil sites e 52 mil módulos comercializados. Está presente nos Estados Unidos, no Canadá, no México e na Argentina. Foi eleita a primeira em sistemas de gestão empresarial no ranking das 100 Maiores de Informática em 2003, pela Computerworld Brasil, e é a única empresa de software classificada entre as seis melhores na categoria Tecnologia e Computação da edição das Maiores e Melhores da revista Exame. A Datasul fechou o ano de 2002 com um faturamento bruto em seu network de R$ 192 milhões, o que representa um crescimento de 7% em comparação a 2001. Para 2003, a meta é mais ambiciosa. A expectativa é que a companhia cresça 20%. Mais informações no site
www.datasul.com.br