Técnicos e produtores se reúnem, entre os dias 19 e 22 de maio, no 6º Encontro de Suinocultores, que acontece em Sorriso (MT). Baseado nas edições passadas, a comissão organizadora acredita que o evento reunirá representantes dos municípios vizinhos como Sinop e Lucas do Rio Verde. Em anos anteriores, produtores de Cáceres, Porto dos Gaúchos, Juína e Juara também estiveram presente.
Os três primeiros dias serão destinados aos cursos de culinária e reunião da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat/MT). As palestras e discussões sobre o setor acontecem somente sábado de manhã. A primeira palestra será sobre o efeito do plasma spray dried em comparação com outras substâncias bioativas nas fases de creche e outras etapas do processo produtivo. O doutor em fisiologia animal e diretor mundial de pesquisa e desenvolvimento da empresa APC, Javier Polo será o palestrante.
No segundo tempo, o diretor administrativo da Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba (Astap), Stefan Alexander Rohr, abordará a gestão como ferramenta de uma suinocultura de sucesso. As mudanças climáticas e recursos hídricos também serão discutidos em palestra conduzida pelo professor e diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro do grupo de Gerenciamento de Riscos climáticos da Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (MG/CCl/OMM), Luiz Carlos Baldicero Molion.
Além das palestras, haverá cursos de corte e de culinária de carne suína. Este ano serão abertas várias turmas para dar oportunidade a um número maior de interessados. As aulas serão ministradas pelo chef Daniel Furtado.
Na sexta-feira (21), a Acrismat faz uma reunião itinerante. Em seguida os participantes vão saborear novas receitas com a carne suína num jantar de confraternização.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), as exportações de carne suína do Brasil atingiram 51,25 mil toneladas em abril. Isso significa uma queda de 5,09% em relação ao mesmo mês do ano passado. Mesmo assim, as vendas ao mercado externo atingiram no mês passado US$ 132,2 milhões, alta de 27,12% ante abril de 2009.
No acumulado do ano, entre janeiro e abril, o Brasil exportou 176,71 mil toneladas, queda de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em receita, as vendas atingiram US$ 426 milhões, alta de 12,91%. De acordo com a Abipecs, o aumento da receita indica que a recuperação de preços é muito significativa, o que compensa a distorção cambial existente no Brasil.
O encontro será no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces/MT), na rua Tenente Lira, 230.