Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Diferencial ecológico

<p>Campanha Natureza Forte, da Fort Dodge, visa a preservação do meio ambiente.</p>

Da Redação 26/04/2005 – Com o intenso crescimento da avicultura e da suinocultura brasileiras, juntamente com a expansão do agronegócio verificada nos últimos anos, também é crescente a preocupação das empresas com as questões ambientais, não somente visando atender a normas como a ISO 14.000 e às exigências dos países importadores de carne suína e de aves, mas também para atingir as expectativas do mercado doméstico. A Fort Dodge, atenta às necessidades de seus clientes, e motivada por diversos depoimentos de sua equipe de campo e distribuidores, acaba de lançar a campanha Natureza Forte. 

Trata-se de um programa inovador de coleta e destruição de frascos usados de seus produtos biológicos e farmacêuticos, minimizando, assim, as chances de um descarte indesejável destes resíduos no meio ambiente. 

O programa funciona de maneira muito simples e rápida, baseado na parceria da Fort Dodge com os produtores e empresas especializadas na prestação de serviços. O primeiro passo é o cadastramento do cliente no programa, que está sendo feito de maneira gradativa, por regiões.

Ao adquirir produtos Fort Dodge, o cliente recebe sacolas e lacres plásticos específicos da campanha, onde irá acondicionar os frascos vazios após o seu uso no campo. A seguir, estas sacolas são depositadas em urnas especiais, colocadas em pontos estratégicos distribuídos em diversas regiões produtoras do país, as Centrais de Coleta.

Estas centrais são previamente cadastradas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e dispõem de um supervisor treinado pela Fort Dodge para orientar os usuários. Por via remota, através do site, o supervisor de cada central pode, com poucos cliques no mouse, solicitar a coleta das urnas cheias e a reposição dos materiais de campanha. Em tempo real, o Departamento de Logística da Fort Dodge é notificado, identifica a localização da central, elege uma dentre as tranportadoras certificadas e programa a coleta em até 48 horas. A transportadora então recolhe as urnas e, de posse da documentação fiscal e das devidas aprovações dos órgãos ambientais estaduais, entrega o material diretamente na empresa especializada para a destruição, também previamente contratada pela Fort Dodge.

O programa será implantado de forma gradativa em todo o território nacional. A primeira fase contemplará os produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A fase 2 da campanha Natureza Forte deve acontecer em outros clientes da Fort Dodge, abrangendo outros estados, até sua efetivação nas principais áreas produtivas da avicultura e suinocultura industrial do país.

Atualmente a empresa tem dois projetos-pilotos concluídos em agroindústrias e outros três em andamento, sendo dois em fase final, abrangendo mais de 400 produtores de aves e suínos em quatro estados da região Sul e Sudeste.

A fase de testes foi e ainda está sendo de grande importância para a validação de todo o sistema, incluindo certificação dos fornecedores, adequação dos materiais, testes dos bancos de dados e do sistema on-line, avaliação de performances das empresas parceiras, aferição de todos os custos e prazos envolvidos, para que todos os desvios observados possam ser corrigidos. A coordenação do projeto está a cargo das áreas de Marketing, SAC, Logística e Segurança Industrial e Meio Ambiente da Fort Dodge.

“A aceitação atual do programa tem deixado a empresa muito otimista. E já está sendo feito o cadastramento de novas empresas parceiras, visando a ampliação e a regionalização das operações logísticas envolvidas”, diz Renato Verdi, gerente de produto de aves e suínos para América Latina da Fort Dodge.

Até o momento, foram investidos aproximadamente US$ 50 mil, com recursos nacionais e oriundos da matriz da Fort Dodge em Overland Park, Kansas City (EUA), já que se trata de uma iniciativa brasileira que está em estudo para futura implementação em outros países onde a empresa atua.

Com a implantação da campanha Natureza Forte, a Fort Dodge antecipa-se à legislação específica prevista em um projeto de lei federal sobre resíduos sólidos que ainda está em discussão no Congresso Nacional.

“A empresa espera acompanhar o fortalecimento de uma nova consciência mundial, que nos convida à mudança de atitudes e à adoção de iniciativas coerentes com políticas ecológicas mais eficazes para a preservação do nosso maior patrimônio: nosso planeta”, finaliza Verdi. 

A Fort Dodge Saúde Animal faz a sua parte, reafirmando o compromisso social de uma empresa consciente de sua responsabilidade sobre todas as etapas da utilização dos seus produtos, desde a fabricação até o descarte adequado dos resíduos.

Mais informações sobre a campanha Natureza Forte, bem como sobre seu regulamento e fluxograma de funcionamento podem ser obtidas no site www.naturezaforte.com.br , ou através do SAC 0800-7019987.