Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rio+20

Dilma destaca o agro brasileiro durante a Rio+20

Presidente cita ganhos de produtividade agrícola, energia renovável e queda do desmatamento.

Dilma destaca o agro brasileiro durante a  Rio+20

Em seu discurso de abertura na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a presidente Dilma Rousseff destacou o Brasil como uma potência agrícola, que contribui decisivamente para alimentar o mundo. Segundo Dilma, a produção do agro brasileiro aumentou 180% e a área plantada pouco mais de 30% nos últimos oito anos.

  
“Fizemos isso com novas tecnologias, com insumos mais eficientes, com equipamentos mais modernos”, disse. A presidente também ressaltou que 45% da energia consumida no Brasil advém de fontes renováveis, como, por exemplo, o etanol, os biocombustíveis e a bioeletricidade.

No que diz respeito à proteção ambiental, Dilma salientou que 75% das áreas de preservação criadas no planeta desde 2003 estão no Brasil, acrescentando que o desmatamento ilegal na Amazônia caiu 77% de 2004 a 2011. “Mais de 80% da área de cobertura original da floresta amazônica está preservada”, frisou.
 
De acordo com a presidente, erradicar a pobreza é o maior desafio global e o desenvolvimento sustentável significa crescer, incluir e proteger. “O desenvolvimento sustentável implica em crescimento da economia”, acentuou.