Pavilhão de exposições da World Pork Expo 2003, em Des Moines |
Redação SI 16/06/2003 – Em sua 15a. edição, a World Pork Expo é uma prova viva de que as soluções e o trabalho em parceria são bem maiores do que qualquer obstáculo. Realizada em Des Moines (Iowa/EUA), entre os dias e 5 e 7 de junho, a exposição teve uma clima excelente e uma atmosfera descontraída, sendo um sucesso absoluto de público e de negócios em solo americano. Foram três dias de intensa programação voltada à produção e consumo da carne suína, além de seminários de educação continuada, que atraíram aproximadamente 40 mil pessoas entre produtores, expositores e amantes da carne suína.
E, como não poderia deixar de ser, a Gessulli Agribusiness estava lá cobrindo todas as atrações e firmando parcerias para trazer o melhor em informação e notícias dos Estados Unidos para os leitores do Suinocultura Industrial.
Organização e estrutura
A preocupação constante com a boa imagem e consumo da carne suína se evidenciava em cada um dos quiosques vip montados por expositores, ao ar livre, na avenida central do Iowa State Fairgrounds. Neste local, clientes e convidados eram recebidos de maneira descontraída para ver os lançamentos e novidades de cada empresa atraídos a degustar o melhor em costelinhas, lombinhos, hambúrgueres e peças inteiras grelhadas e servidas com muito molho barbecue (tradicional molho de churrasco dos americanos).
Hoje, Iowa é o Estado líder em produção suinícola, com mais de 25% de suínos criados e abatidos nos Estados Unidos, totalizando um rebanho de 14,5 milhões de suínos no ano de 2002.
Este ano, o evento completou sua 15a. edição e se consolidou como a maior feira de suínos do mercado americano. E isso é motivo de orgulho para as entidades National Pork Producers Council (NPPC) – braço político e administrativo – e para a National Pork Board (NPB), responsável pelo programa Pork Checkoff de promoção e incentivo ao consumo da carne suína americana.
Concursos de conformação suína, uma das atrações paralelas |
Através de seu presidente, Jon Caspers, a NPPC é a voz dos produtores americanos e tem como missão trabalhar em favor dos interesses da indústria suínicola americana. É ela a encarregada pela unificação de regras, políticas e atividades de negócios no mercado interno e internacional.
Já a National Pork Board, por meio do programa Pork Checkoff, cruza os Estados Unidos de ponta a ponta com técnicas para disponibilizar maior competitividade e incentivar o consumo da carne suína. Ambas têm o apoio financeiro voluntário de seus associados, que varia de U$ 0,10 a US$ 0,40, de cada US$ 100,00 de carne comercializada.
Novidades e expositores em 2003
As atrações aos visitantes eram diversas. O Pavilhão de Exposições, aberto ao público das 8 às 17 horas, na quinta e sexta-feira, e das 8 às 16 horas, no sábado, trouxe variedades em produtos e serviços à suinocultura com a participação de 540 expositores. Entre ele destacavam-se: All Tech – USA, Farmtek USA & Canadá, International Agriculture & Technology Centre (Inglaterra), Interheat, Cenzone, The GSI Group, Topigs, Val-Pax, Monoflo, Dosmatic, Cambridge Agricultural, Exafan, Pfizer, Intervet entre outros.
Big Grill, churrasqueira gigante e tradicional na exposição |
Outra atração bastante concorrida foi o Big Grill – uma churrasqueira gigante de aproximadamente 15 metros de comprimento que funcionava a todo vapor, grelhando hambúrgeres de carne suína distribuídos a todos os visitantes no horário de almoço, por uma equipe de voluntários.
The Pig Race, a corrida de leitões. Eram seis apresentações diárias, nas quais quatro velozes competidores faziam a alegria das crianças e adultos presentes na arena.
Kissing a Pig, um
Voluntários montam os lanches com o churrasco suíno para distribuir ao público |
evento beneficente em parceria com o Lions Club de Iowa e a American Diabets Association. Um ranking de candidatos, políticos e autoridades de Iowa concorriam para a maior arrecadação de votos vendidos pela internet em forma de dólares. O campeão em arrecadação faria a doação do valor arrecadado e agradeceria com um beijo, um leitão diante de uma imensa platéia. Este evento atraiu a atenção dos mais curiosos.
Além destes, outros eventos em paralelo fizeram a festa dos visitantes como o World Pork Open Golf, o Music Festival e o Hog Jog, um desfile de 150 motos Harley Davidson, fechando o evento com uma parada comemorativa.
Persepção brasileira
Vista externa do verdadeiro festival americano da carne suína |
Em geral, a World Pork Expo 2003 pode ser resumida como um evento estratégico e sem protocolos. A troca de informações e a integração entre os produtores de suínos são os pontos altos da exposição. A suinocultura americana é bem organizada e conta com o empenho dos produtores, empresas e associações para guiá-la a um futuro competitivo, confirmando que muito além dos obstáculos é preciso crer e agir para ter bons resultados.
por Gláucio Alexandre do Amaral, Relações Internacionais da Gessulli Agribusiness, correspondente especial Suinocultura Industrial.