Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

D'Olho na Qualidade Rural

Acsurs, Sebrae-RS e PNDS realizam o curso na região de Sarandi (RS). Suinocultores desenvolverão métodos novos de produção.

A Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Sarandi – Acisar recebeu, na noite da última segunda-feira (20/06) mais de trinta suinocultores da região. Na ocasião, foi realizado o primeiro encontro teórico do Programa D’Olho na Qualidade Rural, curso que visa desenvolver competências para conhecer e praticar o método D-OLHO (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de implementá-lo na empresa rural, trazendo um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, bem como respeitando a relação com o meio ambiente.   

O curso D’Olho é uma das diversas ações que estão sendo realizadas no Rio Grande do Sul e em outros Estados brasileiros, as quais fazem parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS, que busca aumentar o consumo da carne suína em 2kg per capita no Brasil. Além de ações de incentivo ao consumo da carne, o PNDS também capacita produtores, em ações como o D’Olho.

Na primeira aula do curso, Rodrigo Rizzo, Diretor Executivo do PNDS no Rio Grande do Sul, apresentou o projeto para os produtores e expôs algumas das ações já realizadas em 2010 e nesse ano. Neste ponto, Rizzo enfatizou o trabalho realizado junto ao Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, no qual o PNDS conseguiu incluir a carne suína nas alimentações dos pacientes. “Sem dúvida, isso foi uma grande conquista do PNDS e, em breve, poderemos incluir a carne suína, inclusive, na alimentação dos pacientes da UTI”, enfatizou.

Cleo Barbiero, Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, ex-presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul– ACSURS e presidente do Núcleo de Criadores de Suínos do Grande Sarandi, além de Fernando Cescon, integrante da diretoria do Núcleo, estiveram presentes. Na ocasião, Barbiero destacou a importância da parceria estabelecida entre a ACSURS, Sabrae/RS, ABCS e o Núcleo local, a qual possibilitou a realização do curso D’Olho.

Em seguida, a consultora do SEBRAE/RS e instrutora do curso, Janete Deliberali Freo, doutora em ciência e tecnologia de alimentos, iniciou a primeira aula, na qual ocorreu a sensibilização dos produtores. Segundo Janete, a implementação de conceitos de qualidade nas empresas rurais é muito importante. “Hoje, no Brasil, sofremos muito com perdas, pois desperdiçamos de 30 a 40% de frutas e hortaliças; de 14 a 20% de grãos, na produção; 30% de grãos no armazenamento; 11 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, 9 bilhões de reais” expôs a doutora.

Outro ponto que chamou a atenção foi o expressivo número de participantes do curso, o que não é normal no D’Olho. Segundo Rizzo, “fomos surpreendidos positivamente com o elevado número de participantes, o que demonstra uma grande mobilização e interesse da região, sobretudo do Núcleo de Criadores de Suínos do Grande Sarandi.

Entendendo a importância de ações como essas e no apoio ao Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura a empresa  Biomix, Sanidade e Nutrição Animal, de Sarandi, apoiou na sensibilização dos produtores e irá custear o coffe break dos encontros.

“Ações como a implantação do Módulo De Olho do QTRural são oportunidades únicas para que o produtor reduza custos de forma significativa pela sistematização de processos e organização da granja, melhorando suas perspectivas de produção. É exatamente aí que o PNDS vem mostrar seus resultados claros na área de produção. Parabenizo a todos os parceiros da Acsurs e Sebrae RS pela capacidade de articulação e trabalho e também destaco o apoio da empresa Biomix que foi fundamental na sensibilização dos participantes. Serão mais 8 granjas e 30 produtores atendidos. Juntos somos mais fortes” ressalta Lívia Machado, Coordenadora do PNDS.

Já para Angelo Antonio Queirolo Aguinaga, Gestor do Programa de Produção Animal do SEBRAE/RS, “acreditamos que o sucesso de qualquer atividade rural, passa pelo aperfeiçoamento das práticas gerenciais utilizadas e do interesse do produtor em inovar. Por essa razão, escolhemos o curso D-Olho na Qualidade, por se tratar de uma ferramenta completa e que traz resultados efetivos já nos primeiros encontros, dessa forma também atingimos um dos objetivos do PNDS que é levar conhecimento à base da cadeia produtiva da suinocultura gaúcha”.

Ao todo, 35 pessoas, entre trabalhadores e proprietários de doze granjas produtoras de suínos, estão participando do curso. Estima-se que o plantel de todas as granjas seja em torno de 3.500 matrizes.