Mais de 30 produtores se reuniram para a primeira etapa do curso D’Olho na Qualidade Rural, no último dia 20 de junho em Sarandi/RS, realizada pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), por meio da ação da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), em parceria com o Sebrae/RS e apoio da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Sarandi (Acisar). Entre trabalhadores e proprietários de doze granjas produtoras de suínos, estima-se que o plantel de todas as granjas seja em torno de 3.500 matrizes.
Segundo o presidente da Acsurs, Valdecir Folador, o programa proporciona um salto de qualidade, “pois melhora a qualidade dos produtos e dos serviços, combate hábitos que geram desperdícios, melhora a produtividade e a competitividade, proporciona maior comprometimento de cada um com o trabalho de todos e incentiva o desenvolvimento de liderança, gera maior motivação pelo trabalho, entre outros”. Além disso, a implementação de conceitos de qualidade nas empresas rurais é muito importante para redução de perdas, segundo a consultora do Sebrae/RS e instrutora do curso, Janete Deliberali Freo. “Hoje, no Brasil, sofremos muito com perdas, pois desperdiçamos de 30 a 40% de frutas e hortaliças; de 14 a 20% de grãos, na produção; 30% de grãos no armazenamento; 11 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, 9 bilhões de reais” expôs a doutora.
De acordo com a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, “ações como essa são oportunidades únicas para que o produtor reduza custos de forma significativa melhorando suas perspectivas de produção. É exatamente aí que o PNDS vem mostrar seus resultados na área de produção”, concluiu a coordenadora, destacando a parceria das entidades e a capacidade de articulação e trabalho, principalmente o apoio da empresa Biomix, “fundamental na sensibilização dos participantes”.
Já para Ângelo Antônio Aguinaga, Gestor do Programa de Produção Animal do Sebrae/RS, completa, “acreditamos que o sucesso de qualquer atividade rural, passa pelo aperfeiçoamento das práticas gerenciais utilizadas e do interesse do produtor em inovar. Por essa razão, os cursos são uma ferramenta que traz resultados efetivos já nos primeiros encontros, dessa forma também atingimos um dos objetivos do PNDS que é levar conhecimento à base da cadeia produtiva da suinocultura”.