“Uma oportunidade única para suinocultores”. Assim, a médica veterinária Karina de Carvalho e Silva” define o Programa de Capacitações Tecnológicas em Suinocultura disponível no portal de educação a distância do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ). O programa oferece dois diferentes cursos gratuitos, na modalidade a distância e com matrículas abertas: Assuntos Gerais em Suinocultura e Produção na Suinocultura. Os interessados só precisam acessar o portal http://ead.senar.org.br/cursos para fazer a matrícula.
O Brasil é o 4º maior exportador mundial de carne suína. Em 2014, o suíno vivo bateu recordes históricos de preços no País e os produtores exportaram mais de US$ 1,5 bilhão, um crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior. Agora, em 2015, mesmo atravessando um momento de incertezas, a expectativa é de que o mercado de suínos continue aquecido, com baixos custos de produção e preços remuneradores para os suinocultores. O cenário é positivo mas, entre outras questões, esbarra na falta de profissionais com formação adequada.
Karina: “A suinocultura precisa de profissionais qualificados”.
Oportunidade rara
Segundo Karina, poucas faculdades contam com professores que tenham de fato experiência na produção de suínos. “Por isso a maioria dos agrônomos e técnicos não tem conhecimentos adequados”. Reforçando o argumento, a veterinária relata a triste experiência de um de seus alunos na EaD Senar. “Ele tinha uma granja com uma empresa integradora e teve que fechar porque não encontrava mão de obra qualificada pra trabalhar com ele. Durante o curso, viu quantos erros havia cometido por falta de orientação técnica”.
Voltados para pessoas do meio rural com experiência e formação na área de Ciências Agrárias, os dois cursos de suinocultura disponíveis no portal de educação a distância do Senar são gratuitos. “Eles mostram o que existe de mais atual e moderno na suinocultura brasileira, como técnicas de manejo, gestão de qualidade em toda a cadeia produtiva e, abordam, inclusive, a questão do bem estar animal, um tema muito atual” – informa Karina. “Para os profissionais da área, eles são uma oportunidade rara”.
Os cursos do programa de capacitação tecnológica em suinocultura são independentes. O profissional pode escolher apenas um ou, se preferir, fazer os dois. Cada um tem uma carga horária de 40 horas com videoaulas apresentadas por especialistas, atividades individuais e atividades em grupos, por meio de fóruns e chats. Essas últimas opcionais. Além dos cursos de suinocultura, a EaD Senar está oferecendo também capacitações tecnológicas em sete outras áreas: heveicultura, silvicultura, floricultura, ovinocultura, piscicultura, bovino de leite e bovino de corte.
Mais informações: http://ead.senar.org.br/cursos