Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Efeito devastador

A ocorrência de Influenza Aviária traria prejuízos incalculáveis para a economia brasileira.

Redação AI 08/03/04 – 14:13 – A avicultura brasileira produziu em 2003 cerca de 7,8 milhões de toneladas de carne de frango. No mercado internacional, o Brasil atingiu a maior performance de sua história no ano passado, registrando recordes tanto no volume de exportação quanto na receita cambial. Foram exportadas 1,9 milhões de toneladas eqüivalendo a US$ 1,8 bilhão. Em 2003, o País se tornou o maior exportador mundial de frangos em receita cambial.

A atividade avícola desempenha um importante papel social no País, seja abastecendo o mercado interno com proteínas animais com preços acessíveis, seja na geração de empregos. O setor avícola é responsável pelo emprego direto e indireto de 2,4% da mão-de-obra disponível no Brasil, afirma Paulo César Martins, médico veterinário e diretor da Euribrid. A avicultura é também uma das atividades que mais contribuem para a fixação do homem rural no campo, ajudando a minimizar o processo de urbanização do País.

A partir desses dados é possível prever os inúmeros prejuízos que a ocorrência de Influenza Aviária trariam para o País. O assunto foi amplamente discutido durante o II Workshop sobre Influenza Aviária, organizado pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), na última sexta-feira (05/03), em Campinas (SP).

Veja maiores detalhes sobre os impactos econômicos que um surto da gripe aviária traria para o Brasil no depoimento de Martins, um dos palestrantes do evento.