Na sua 21a edição, o Encontro de Suinocultores de Vila Maria reuniu produtores, autoridades e lideranças ligados a cadeia da suinocultura. O Encontro foi realizado no auditório municipal Félix Rocco Cristan e contou com a participação de mais de 200 pessoas.
De acordo com a comissão organizadora, o objetivo que norteia esse evento ao longo dos anos é debater os temas relevantes para a agricultura familiar e suinocultores. Neste ano o tema central foi a organização rural e associativismo.
Para o diretor técnico e presidente em exercício da Emater/RS, Gervásio Paulus, se não existissem as entidades e associações, a situação dos suinocultores estaria muito mais difícil. Paulus falou da importância da atividade não só para o município, mas para o Estado e país. “Onde existe a suinocultura existe o milho e a diversificação, fundamental para uma região em que predomina a agricultura familiar”, disse o presidente em exercício da Instituição, ao destacar a importância da organização em torno de uma atividade tão representativa.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, momentos como esse de encontro técnico são oportunidades de aperfeiçoamento tecnológico, de organização e mobilização do setor. “O governo é sempre convidado a participar e estamos presentes, para, se tiver demandas a encaminhar e, principalmente para homenagear os produtores pela importante tarefa desempenhada na produção de um alimento tão valioso”, falou, ao ressaltar a qualidade da carne suína pelo valor nutricional e pelo resgate histórico da cultura, visto que é um hábito dos imigrantes.
O município de Vila Maria tem cerca de 240 produtores de suínos, sendo que desses, 99 realizam a atividade em ciclo completo, ou seja, fase inicial até a terminação, e 138 realizam a criação para consumo próprio. A atividade representa cerca de 4% do PIB do município.
O prefeito de Vila Maria, Rudimar Matiasso, salienta que o Encontro é realizado durante as festividades de 24 anos de emancipação do município. “No início de nosso município, a suinocultura era a única atividade; depois, com sistema integrado, passou a ser um importante setor da economia local”, disse, ressaltando a Emater/RS-Ascar como fundamental para a realização de eventos como este.
Na palestra sobre organização rural, o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Luís Otávio Rodrigues, resgatou a história de todos os Encontros de Suinocultores. O primeiro Encontro foi 17 de junho de 1992, abordando aspectos importantes da cultura do milho, alimentos alternativos para suínos e condomínios rurais. Rodrigues também apresentou a trajetória do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Vila Maria – Comdevima, atuante desde 1997.
Entre as ações destacadas que partiram deste Conselho estão saneamento, recolhimento de lixo seco das comunidades rurais e campanhas de combate ao borrachudo. Esta foi a 46a palestra onde o conselho explica suas atividades. Também foram resgatadas as ações de associativismo realizadas pela Associação dos Suinocultores de Vila Maria – Assuivima, desde a sua criação, em 1991.
Na opinião do presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – Acsurs, Valdecir Folador, a suinocultura passa por momentos difíceis, visto que está dependente dos integradores. “Infelizmente nosso poder, como produtores, está bastante enfraquecido, mas temos o poder de mudar a situação por meio de união. Estamos buscando trabalhar políticas que venham ao encontro dos interesses dos produtores, visando à melhoria e à regulamentação do setor”, avaliou.
Segundo ele, nos momentos de crise o produtor é quem sofre mais. “Precisamos nos organizar dentro da propriedade e aos poucos buscar negociação para termos um melhor retorno na atividade. Estamos na atividade porque amamos, mas ela precisa ser viável economicamente”, finalizou.
Ao final do encontro foi servido um almoço para 550 pessoas, entre técnicos, produtores e autoridades da região e do Estado, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal, e os deputados Gilberto Capoani e Gilmar Sossella, o deputado federal, Jerônimo Göergen e o representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Roberto Azambuja.