Redação (18/04/06)- O embargo da Rússia à carne brasileira por causa dos focos de febre aftosa no país e a preocupação com a gripe aviária no mercado externo prejudicaram as exportações da Sadia no primeiro trimestre deste ano. No período, as vendas externas da empresa caíram 6% sobre igual intervalo de 2005, segundo resultados preliminares do balanço dos primeiros três meses deste ano divulgados hoje pela companhia.
A Sadia considera, entretanto, que a situação do embargo russo começa a ser revertida com a abertura das exportações do Rio Grande do Sul no começo de abril. Já no mercado interno houve crescimento de 7% nas vendas da Sadia no período. Considerando demanda doméstica e externa, as vendas ficaram estáveis de janeiro a março.
Os preços médios no mercado interno caíram 4% na comparação com os primeiros três meses do ano passado, por conta do excesso de oferta de suínos e aves. Por outro lado, a empresa conseguiu reduzir os custos em 4% no trimestre, principalmente em razão da queda nos preços dos grãos. Já as despesas operacionais aumentaram cerca de 1% devido ao maior esforço de vendas num ambiente adverso.