Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa do ano

<p>A Agriness Gerenciamento para Agroempresas, instalada na incubadora CELTA, de Florianópolis (SC), é a vencedora do Prêmio Anprotec Empresa do Ano.</p>

Da Redação 09/09/2005 – A empresa Agriness Gerenciamento para Agroempresas, instalada no CELTA em Florianópolis (SC), incubadora da Fundação CERTI, recebeu o Prêmio Anprotec de Empresa do Ano 2005, na cidade de Curitiba (PR), onde durante toda semana aconteceu o encontro anual da Anprotec, entidade que congrega os parques, incubadoras e empresas de base tecnológica de todo o Brasil.

A Agriness superou 43 empresas concorrentes de todo o País. É a primeira vez que uma empresa do ramo de software para gerenciamento de agronegócio vence o prêmio, que existe há nove anos. Com quatro anos de existência, a Agriness é líder brasileira do segmento de soluções informatizadas para gestão técnica e estratégica da cadeia suinícola e de bovinos de confinamento. A empresa gerencia atualmente cerca de 240 mil matrizes suínas, o que representa 10% do total de matrizes no Brasil (2,4 milhões). Entre os clientes estão a Seara e a Sadia, além de produtores individuais e cooperativas. O mercado tem um grande potencial de crescimento, pois a maioria das agroempresas não têm qualquer tipo de informatização ou são sub-informatizadas, utilizando planilhas simples de programas como o Excel, afirma o Diretor de Negócios Estratégicos da Agriness, Everton Gubert.

A empresa está instalada no CELTA desde outubro de 2001. Em 2004, teve um faturamento de R$ 475 mil e, para 2005, a perspectiva é chegar ao R$ 1,5 milhão. A Agriness divide a liderança de mercado de soluções para gerenciamento do segmento de suinocultura com uma empresa americana. O grande diferencial da Agriness, que permitiu um crescimento vertiginoso em apenas quatro anos, foi desenvolver uma solução que entendesse a necessidade dos produtores e falasse a sua linguagem. “Ficamos seis meses praticamente vivendo nas granjas e percebemos que era tudo feito manualmente, na base do caderninho de anotações, o que representava perdas significativas para o produtor. Por outro lado, o produtor tinha pouco contato com a informática. Nosso desafio foi encontrar uma solução com interface totalmente amigável para este público”, lembra Gubert. Com essa premissa foi desenvolvido o Suinosis, lançado em março de 2001.

As próximas novidades a serem lançadas pela Agriness estarão no mercado em outubro. São os softwares Agriness S2 Palm (para suinocultura) e Agriness C2 Palm (para bovinocultura), ambos desenvolvidos para automatizar a coleta de dados em campo com ganho em rapidez e confiabilidade.