Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro em Curitiba

Avicultura e Suinocultura serão os temas abordados por especialistas do mundo todo, durante encontro promovido pela Alltech na capital paranaense.

Da Redação 29/07/2004 – 11h40 – A Alltech, empresa de soluções naturais para alimentação e saúde animal,  realizará pela primeira vez no Brasil, na cidade de Curitiba (PR) , o Simpósio Brasileiro da Indústria de Alimentação Animal 14a. Ronda Latino Americana da Alltech,  que acontecerá de 19 a 21 de setembro próximo.

Nos moldes do Simpósio Internacional realizado pela empresa há 20 anos, em Lexington (EUA), o evento programado para o Brasil tem como objetivo re- imaginar a indústria de alimentação de aves e suínos, considerando as exigências atuais e futuras desses animais, com foco na segurança alimentar e qualidade dos alimentos finais.

Para tanto, o Simpósio Brasileiro da Indústria de Alimentação Animal discutirá vários e importantes temas relacionado à nutrição animal, como o aumento natural do desempenho produtivo dos animais, os desafios da produção de carne livre de antibióticos para os mercados de exportação, segurança na cadeia da produção de alimentos, soluções para o controle de micotoxinas em grãos, requerimentos minerais do NRC, custos de produção de rações animais, além de apresentações de novas pesquisas e do desenvolvimento da indústria de alimentação animal na avicultura e suinocultura debatidos por especialistas do mundo todo.

Destaque para os palestrantes, entre os quais alguns dos maiores especialistas do mundo e do Brasil, como:

Gordon Butland, especialista da indústria no setor de aves e suínos do Rabobank Internacional

Inge Russel, Ph.D. da Universidade de Strathdyde, na Escócia

Kyle Newman, Ph.D. da Universidade de Kentucky, nos EUA

Peter Surai, Ph.D. da Universidade Estadual de Kharkav, na Ucrânia

Jânio Santurio, Ph.D. da Universidade de Santa Maria (RS)

Dr. Schrauzer, Ph.D. da Universidade de Monique, na Alemanha e

Marcelo Schang, diretor na Argentina do Departamento de Avicultura e Zootecnia do INTA (National Institute of Agricultural Technology).

O Simpósio Brasileiro da Indústria de Alimentação Animal da Alltech também contará com a participação de David Byrne, comissário para assuntos agropecuários da União Européia, que apóia todas as iniciativas que busquem o bem-estar animal e a qualidade dos produtos para os consumidores finais.

David Byrne alerta a indústria para o seu mais importante desafio: manter a confiança do consumidor e oferecer os produtos que eles querem, cada vez mais naturais e saudáveis. É exatamente essa preocupação com os consumidores que levou a União Européia a decidir que a partir de 2006 não aceitará mais alimentos de origem animal provenientes de frangos, suínos e bovinos que tenham recebido antibióticos promotores de crescimento durante a criação.

“As empresas têm o desafio e a responsabilidade de encontrar alternativas aos antibióticos promotores de crescimento e definir estratégias para minimizar as conseqüências da substituição desses insumos garantindo o desempenho produtivo dos plantéis. Na avicultura, faltam apenas 10 ciclos de criação de frangos de corte para que todos os alimentos de origem animal direcionados ao mercado europeu estejam de acordo com a nova regulamentação sobre o uso de antibióticos promotores de crescimento. Todos os países que exportam alimentos para a União Européia precisam atender essas determinações”, afirma Guilherme Minozzo, diretor da Alltech do Brasil.

O ganho de produtividade dos animais e de proteção contra enfermidades que atendem as exigências dos consumidores deve-se à crescente utilização de novos insumos: enzimas, leveduras e minerais orgânicos. Além dos benefícios econômicos, esses novos agentes da transformação da indústria da alimentação animal não deixam resíduos nos alimentos e respeitam o meio ambienteressalta Pearse Lyons, fundador e presidente da Alltech.