Detentora de uma das maiores produtividades de milho do País, Guarapuava, cidade localizada na região Centro-Sul do estado do Paraná, sedia entre os dias 10 e 13 de março o Encontro Internacional Milho Brasil. Com produtividades que alcançam as 15 toneladas por hectare, enquanto que a média brasileira na última safra foi de 3.984 kg/ha segundo a Conab, a região é reconhecida pela alta capacidade técnica dos agricultores e por grandes investimentos em tecnologia, diferenciais aliados ao clima favorável e a altitude, que está entre 1 mil e 1.100 metros.
O objetivo do Encontro Internacional Milho Brasil é promover a qualificação no cultivo do cereal, abordando desde técnicas de adubação do solo até a mecanização, armazenagem e rotação de culturas. Segundo estudo recente divulgado pela Embrapa Soja (Londrina-PR), esta última técnica pode elevar em até 10% a produtividade de culturas agrícolas. Palestras com renomados especialistas da área e visitas a campo compõem a programação do evento. Entre os destaques, está o debate de temas como o panorama da cultura do milho na Argentina e a importância técnica e econômica da cultura para este país, palestra que será proferida pelo diretor executivo da Maizar (Asociación Maíz Argentino), Martín Fraguío.
As previsões para a próxima safra argentina de milho indicam que a produção será excepcional, ultrapassando as 19 milhões de toneladas, conforme noticiado pela última edição do Informe CIMilho, produzido pela assessoria de comunicação da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Segundo os pesquisadores João Carlos Garcia e Jason de Oliveira Duarte, da área de Economia Agrícola da Empresa, tal situação “transmite um sentimento de conforto no que diz respeito ao abastecimento mundial de milho, visto que a produção do cereal na Argentina é, em grande parte, exportada”.
Do Encontro Internacional Milho Brasil participam a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves, e o pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Fitossanidade Ivan Cruz. Ivan, que também é presidente da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo), debaterá o tema “manejo de pragas de milho na era da transgenia: do pequeno ao grande produtor” na próxima quinta-feira, 11. Para mais informações e acesso à programação completa do evento, acesse http://www.encontromilhobrasil.com.br/hp/index.php .