Redação AI 30/11/2001 – O V Encontro Técnico sobre Avicultura de Corte da Região de Descalvado, realizado nesta quarta-feira (29), mostrou a força econômica do setor para a região. Responsável por boa parte da produção de frango de corte do País, o evento atraiu a atenção de produtores de outros Estados, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Foram três palestras, uma delas com o Dr. Leo Stanley Jensen, dos Estados Unidos, um dos principais especialistas em nutrição animal do mundo. “Ele orientou várias teses de mestrado e doutorado e participou de várias descobertas que contribuíram muito para a evolução da avicultura”, disse Antonio Guilherme Machado de Castro, pesquisador responsável pelo Laboratório de Patologia de Descalvado e organizador do encontro, que contou também com o apoio da Associação Paulista de Avicultura (APA) e da Prefeitura local.
A segunda palestra do dia foi com o Dr. Mário Penz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretor técnico da Nutron Alimentos. Penz abordou os recentes avanços na nutrição de frango de corte, comentando também sobre a exigência, de alguns países, para que as aves se alimentem apenas de produtos de origem vegetal. “Temos de nos acostumar com essa nova realidade de dietas ditas vegetais”, afirmou.
O evento foi encerrado com Luiz Marins, diretor da Anthropos Consulting. Sem ser uma palestra técnica sobre o setor, Marins falou sobre motivação. Apresentando dados sobre a economia e consumo de carne de aves no País, ele procurou demonstrar a importância da informação para uma empresa e, o mais importante, saber como saber usa-la para se atingir os objetivos pretendidos. “Precisamos de dados para termos uma visão crítica e não sermos ingênuos”, afirmou em sua palestra. Ao final do encontro foi oferecido um coquetel a todos os participantes.