Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Enxuta e eficiente

De olho no potencial da suinocultura brasileira, Topgen define estratégia para continuar avançando no mercado nacional de genética suína.

Daniel Andaluz: Queremos fortalecer nossa atuação no mercado brasileiro

Redação (05/03/2009) – A Topgen inicia 2009 cheia de planos. Em trajetória ascendente e valendo-se do bom desempenho obtido no ano passado, a empresa prepara-se para continuar avançando no concorrido mercado brasileiro de genética suína.

A intenção da empresa é ampliar sua atuação no Brasil. Para tanto, está a procura de novos parceiros dispostos a se tornarem multiplicadores da tecnologia Topgen. “A suinocultura brasileira tem um potencial enorme. Tivemos um excelente desempenho em 2008 e queremos fortalecer nossa atuação no mercado brasileiro”, afirma Daniel Andaluz, zootecnista e gerente-técnico da Topgen. 

O ano de 2008 foi uma espécie de “divisor de águas” para a empresa. No início do ano a Topgen fechou uma parceria com a Embrapa Suínos e Aves para a multiplicação do MS 115, mais conhecido como suíno light, macho reprodutor que apresenta um percentual de carne na carcaça acima de 60%. Em outubro promoveu o lançamento do nome oficial de sua matriz comercial, a Afrodite.    

O segredo do sucesso – Produtos alinhados às necessidades do suinocultor brasileiro e atendimento personalizado são duas características peculiares da Topgen e que explicam seu crescente êxito no mercado nacional. Com uma estrutura enxuta, porém eficiente, a empresa vem conseguindo conquistar novos clientes. “Por ser uma empresa pequena e bastante enxuta, a Topgen tem a possibilidade de personalizar o produto que fornece ao cliente”, diz Andaluz. “Conhecemos quais são as características de nossos clientes e por isso temos condições de mandar um animal específico para ele. Podemos disponibilizar um produto exclusivo para cada produtor”, completa.

Atualmente a Topgen possui três granjas em seu sistema de produção: a granja Núcleo e a granja Multiplicadora, situadas dentro da Fazenda Araporanga, e a granja Remanso, instalação implantada a 20 km de distância da sede administrativa.

A granja Núcleo é composta pelos animais puros das raças Landrace e Large White, constituindo a base do melhoramento genético da Topgen. Nesta granja está localizada a central de coleta de sêmen da qual é distribuído o sêmen para todas as outras unidades. A granja Multiplicadora também é composta por um plantel de fêmeas puras, porém nela se multiplica a produção de avós. Na granja Remanso são produzidas as matrizes comerciais e o MS 115.

A Topgen possui atuação nacional, com ênfase nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Temos uma forte atuação nos Estados do Paraná, sobretudo na região de Cascavel, e em menor grau em Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, afirma Andaluz. “Mas também estamos presentes em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul”.

Para atender e dar suporte aos clientes da empresa espalhados por todo território nacional a Topgen conta com uma equipe técnica e comercial formada por cerca de 35 funcionários.

Matriz Afrodite é o principal produto da Topgen

Tecnologia Topgen – De acordo com Andaluz, o foco principal do trabalho de melhoramento genético da Topgen é linhagem materna.  Seu principal produto no mercado é a matriz comercial Afrodite.
Fêmea de alta performance que se destaca pela alta prolificidade, rusticidade e longevidade, a Afrodite ostenta um desempenho que chama a atenção. Resultados de campo obtidos em granjas comerciais indicam uma taxa 2,48 partos ao ano. A média de leitões desmamados por matriz é de 12,50, com um peso médio de 8,10 por desmamado. A matriz comercial da Topgen registra ainda 251 quilos de leitões desmamados por porca ao ano. “A Afrodite é uma matriz que reúne alta prolificidade com grande habilidade materna, características importantes no atual estágio da suinocultura”, comenta Andaluz.

Outro produto de destaque da Topgen é o MS 115. Linhagem com potencial genético para carne na carcaça acima de 62%, reduzida espessura de toucinho e ótima conformação, o MS 115 possui ótima conversão alimentar até os 115 quilos garantindo rentabilidade na produção. É livre do gene halotano e, portanto, possui resistência ao estresse e ótima capacidade de produzir carne de qualidade. “O MS 115 possui uma combinação genética que garante aos animais destinados ao abate excelente desempenho e rentabilidade”, afirma Andaluz.   

Um pouco de história – Em 2009, a marca Topgen completa ano 10 anos de atuação no mercado de genética suína. Mas sua história, no entanto, antecede esse período. Em 1979, os donos da  Fazenda Araporanga, localizada no município de Jaguariaíva, região norte do Paraná, decidiram investir na suinocultura como uma atividade complementar à agricultura. O bom desenvolvimento da atividade deu origem à Topgen.
Foi no final de 1999, no entanto, que a Topgen recebeu os primeiros animais canadenses. Através de um trabalho constante de seleção com das raças Large White e Landrace, a Topgen definiu sua linha materna, transmitindo às gerações futuras, animais de alta performance produtiva, caracterizada pelo elevado peso da leitegada à desmama, assim como, grande longevidade nas fêmeas, proporcionando menor taxa de reposição de matrizes nos plantéis. “São mais de 25 anos de experiência e aperfeiçoamento no trabalho de seleção e melhoramento genético. No decorrer destes anos a Topgen sempre esteve atenta às inovações”, comenta Andaluz.