Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Escola de agronegócios recebe novos alunos

<p>Projeto foi lançado em 2005 com o objetivo de preparar jovens para a sucessão de seus familiares na gestão de propriedades rurais.</p>

Redação (09/03/06)- A segunda turma matriculada no Projeto Semear Escola de Agronegócios Eggon João da Silva iniciou em fevereiro as atividades letivas. O grupo é composto de 36 jovens, filhos de agricultores e agropecuaristas da região. O curso tem duração de três anos e foi implantado no ano passado, quando 35 jovens cursaram a primeira série. O currículo, que inclui disciplinas equivalentes ao programa do ensino médio regular, tem como diferencial o perfil profissionalizante com aulas inerentes às atividades rurais.

A Perdigão é a principal mantenedora do projeto, fornecendo material escolar e bolsa-auxílio aos estudantes, além de disponibilizar técnicos para orientação de projetos experimentais e monitoramento das atividades curriculares. O objetivo do curso é formar uma nova geração de produtores rurais, que possa contribuir para a diversificação das atividades e, conseqüentemente, para a agregação de valor às propriedades.

O PROJETO
O Projeto Semear é pioneiro no Estado de Santa Catarina e tem foco na geração de oportunidades e experiências inovadoras, que potencializem a produtividade e a viabilidade de novos negócios, preparando os jovens para a sucessão na propriedade familiar.

O programa pedagógico, composto de aulas teóricas e práticas, é desenvolvido no CETREVI Centro de Treinamento de Videira. A grade curricular engloba desde disciplinas tradicionais (como língua portuguesa e matemática) até a transmissão de práticas relacionadas às atividades do campo, como fruticultura, silvicultura, defesa sanitária animal e vegetal, zootecnia, administração e economia rural.

O Projeto Semear é uma iniciativa da Perdigão, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira e Secretaria de Agricultura do Estado, por meio da EPAGRI Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S/A.