As constantes transformações da cadeia de proteína animal mundial, com mudanças climáticas, novas exigências legais e de bem-estar e a questão da sustentabilidade de insumos serão debatidas durante o VI Congresso do Colégio Latino Americano de Nutrição Animal (VI CLANA), em Estância de São Pedro (SP), entre os dias 23 e 26 de setembro. Destaque na programação para a palestra do especialista em fisiologia animal e vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da APC, Dr. Javier Polo, que apresenta o tema “Relações entre nutrição, saúde e imunologia de suínos”, no dia 25 de setembro, a partir das 14h, para congressistas de mais de 15 países, entre empresários, profissionais, acadêmicos e pesquisadores.
O pesquisador abordará os benefícios da introdução de ingredientes funcionais na dieta, como plasma, prebiótico, probiótico, leveduras e óleos essenciais.
“Junto com as boas práticas de criação, o cuidado com a dieta é uma opção viável para ajudar os leitões a se adaptar e superar a complexidade associada ao período de estresse e desmame. Os ingredientes funcionais têm efeitos sobre a resposta imune do intestino e e auxiliam os animais a manter uma melhor função de barreira da mucosa intestinal, além de interferir no desempenho do crescimento dos animais”.
A grande presença de micro-organismos no ambiente, como vírus, bactérias e parasitas, também são desafios para a sanidade dos animais. De acordo com Polo, os animais que crescem em um ambiente de baixa qualidade sanitária, e, portanto, têm o seu sistema imunológico ativado, crescem mais devagar e consomem menos alimento do que aqueles que estão em um ambiente saudável, com menor desafio.
“Durante o processo de infecção ou ativação do sistema imunológico, os nutrientes que devem ser utilizados para a síntese de proteínas no músculo esquelético são usados para suportar o sistema imunológico, uma vez que a luta contra os agentes patogênicos para manter a saúde é prioridade sobre o crescimento”, afirma.
Polo tem mais de 20 anos de experiência com proteínas sanguíneas, publicou mais de 50 artigos científicos relacionados à produção e aplicações de proteínas sanguíneas em humanos, animais e aplicações industriais. É co-autor de 13 patentes relacionadas à aplicação de proteínas de sangue.
Debate sobre PEDv e Inocuidade de Alimentos
A APC vem desenvolvendo diversos ensaios em reconhecidos institutos de pesquisa e universidades nos EUA e Europa que demonstraram que é o plasma é uma fonte de proteína natural segura e de alta qualidade. Atualmente, além do uso tradicional em dietas de leitões, o produto é cada vez mais empregado nas fases de gestação e lactação devido aos seus benefícios na manutenção da condição corporal de matrizes,no peso de leitegadas e redução do intervalo desmame-cio, principalmente em primíparas.
“O PSD pode ser utilizado estrategicamente em outras etapas do processo produtivo, para melhorar a saúde e o bem-estar animal, permitindo explorar ao máximo o potencial de crescimento dos animais”, complementa.
O ingrediente é utilizado na alimentação de suínos principalmente durante as primeiras dietas de desmame, por fornecer imunidade passiva e proteger os leitões das condições de estresse naturalmente impostas aos animais nesta fase.
“Além da comprovada biossegurança, o plasma spray dried é uma fonte de proteína que ajuda na adaptação dos suínos e na transição do desmame, funcionando como um “substituto” da porca durante duas ou mais semanas após o desmame, período apontado como um dos mais críticos na vida dos leitões”, complementa Luís Rangel, médico veterinário e Gerente de Vendas da APC do Brasil.
O desmame é um período estressante na criação de suínos, no qual o leitão precisa se adaptar rapidamente a vários fatores, incluindo a separação da mãe e de seus irmãos. Além disso, os animais são submetidos a transporte e mistura com leitões de outras leitegadas, desafios ambientais, como mudanças de temperatura, mudanças de galpões e dieta.
Sobre o Plasma Spray Dried
O plasma animal spray-dried é considerado um ingrediente fundamental em dietas de leitões jovens. Devido os efeitos sobre a redução da estimulação imune e da inflamação, seu uso é cada vez mais frequente em matrizes durante a gestação-lactação para melhorar o peso e a uniformidade da leitegada ao nascer e ao desmame, assim como melhorar a condição corporal de primíparas no final do desmame, reduzindo assim o intervalo desmame-cio.
Leitões alimentados com plasma spray-dried em dietas durante as primeiras semanas pós-desmame apresentam ganho de peso diário e consumo de ração superior a 20%, quando comparados a animais alimentados com várias outras fontes de proteínas.
Atualmente, o SDP é amplamente utilizado na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Estima-se que mais de 100 milhões de suínos sejam anualmente alimentados com plasma no período pós-desmame, aproveitando as vantagens de crescimento e melhora da saúde e bem-estar associados ao consumo deste ingrediente.