Membros da equipe de 240 colaboradores do Biovet no jardim da empresa: atrás, Edgard (Expedição), Marta (Controle de Qualidade) e Humberto (Gerência Administrativa); sentados, Benê (Crédito e Cobrança), Isabel (RH) e José (Lavagem e Esterilização) |
Redação AI 05/12/2005 – O Laboratório Biovet é uma empresa que está acima da média do que se faz em termos de gestão de pessoas, de acordo com a opinião de seus funcionários. É o que informa a revista “Valor Carreira – As melhores na gestão de pessoas”, que lista o Biovet na página 32 como uma das “companhias acima da média entre as 82 empresas classificadas entre as 158 pré-selecionadas. O trabalho foi elaborado pelo jornal Valor Econômico a partir de metodologia, pesquisa e processamento do tradicional Hay Gruoup, dono de experiência e credibilidade internacionais. A revista, que entrou em circulação em novembro, lista ao lado do Biovet empresas como Cryovac, Grupo André Maggi, Pão de Açúcar, Nestlé, Pif Paf Alimentos etc. Única empresa listada que atua com exclusividade no setor de saúde animal, o Biovet ocupa a 23a posição no ranking entre as empresas de 100 a 500 funcionários.
Segundo a revista Valor Carreira, as 158 empresas participantes da pesquisa Hay/Valor são divididas em seis grupos de acordo com o número de funcionários. Para cada um dos grupos calcula-se o percentual de favorabilidade mediano. As companhias com percentual acima são classificadas entre as 82 melhores delas saem a campeã e os outros quatro destaques de cada grupo. Essas 82 companhias, portanto, estão acima da média do que se faz em termos de gestão de pessoas, de acordo com a opinião de seus funcionários.
Na média, as 82 melhores receberam dos funcionários um índice de favorabilidade de 78%, pouco abaixo dos 82% registrados no caso dos 30 destaques e muito acima do obtido pelas 76 que não foram classificadas (61%). No quesito motivação, em geral conseqüência da avaliação dos demais itens apresentados, as 82 conseguiram 71%, muito acima dos 44% da média das não classificadas uma respeitável diferença de 27 pontos percentuais. Em quesito específico, o que mais diferencia as melhores das que não tiveram pontuação suficiente é a agilidade das decisões, um item incluído em clareza e alinhamento da estratégia. Em seguida, vêm qualidade de vida (73% e 50%, respectivamente) e pontos ligados a treinamento e desenvolvimento: a empresa tem regras definidas (65% a 42%) e oferece oportunidades (67% a 44%).
As 82 melhores empregam juntas um total de 360 mil pessoas, ou 49,1% da soma de 732,7 mil das 158 participantes da pesquisa. A maioria (44) tem como atividade principal a indústria. Em seguida, por área, estão o comércio (19), serviços (14) e finanças (5). Os maiores empregadores entre as 82 melhores são, pela ordem, Grupo Pão de Açúcar, Bradesco, Petrobrás e Casas Bahia os três últimos incluídos entre os 30 destaques. Casas Bahia é a campeã do grupo com mais de 10 mil funcionários.