Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Expo Concórdia sem suínos

Mapa proíbe a participação dos animais dentro do evento catarinense. ACCS divulga comunicado oficial sobre o assunto.

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) vem por meio desta, comunicar que foi suspensa a exposição de suínos na Expo Concórdia 2011, que acontece de 23 a 31 de julho. A participação da suinocultura, base da economia de Concórdia, iria contar com cerca de 110 animais de Granjas de Material Genético de Santa Catarina e Paraná, onde os mesmos iriam participar do julgamento e leilão de suínos, e ainda, no Pavilhão da Suinocultura, haveria também 15 estandes para empresas de nutrição, genética e equipamentos ligados a suinocultura. O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, se diz frustrado com a decisão do ministério, embora entenda que a situação sanitária deve ser prioridade. “O difícil é entender o porquê do entendimento desta portaria depois de nove anos. Realizamos no início de junho a feira em Braço do Norte e não tivemos a necessidade de fazer estes procedimentos” declara. Lorenzi diz ainda que estava tudo organizado  e agora cancelar o evento é muito triste. “Depois de termos feito todo o trabalho de buscar patrocínio, vender os estandes, temos que cancelar a feira é muito triste, sem contar que as granjas não poderão estar divulgando seu material genético de excelência, e para os produtores resgatarem um pouco da história de como nasceu esta excelência de suinocultura Brasileira”. 

Os suinocultores que tradicionalmente participam da feira confirmam a inviabilidade da participação. “Vendemos nossos animais com qualidade genética, não são animais que vão para o abate, são suínos reprodutores, defende o suinocultor Clair Antônio Lusa, proprietário da Granja Suruvi, que sempre participou das feiras em Concórdia. Ele afirma ainda que sente muito pela ausência na Expo 2011. “Uma feira como a nossa sem a participação da suinocultura. Infelizmente uma interpretação do ministério, que vai contra os ideais de uma exposição, nos deixará de fora deste grande evento”, reitera ele.

Segue abaixo a nota.

Conforme determinação do Ministério da Agricultura (MAPA) através do Manual de Preenchimento para Emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para suídeos versão 6.0, todos os suínos procedentes de GRSC que participarem de exposições, feiras e leilões deverão após o evento serem submetidos a um período de quarentena de no mínimo 30 dias, em propriedade previamente analisada pelo serviço veterinário oficial, com o objetivo de avaliar sanitariamente através de exames laboratoriais. Tal procedimento é determinado para evitar que algumas enfermidades sejam introduzidas no rebanho da propriedade que adquiriu o animal, pois este depois da exposição perde a condição de suíno procedente de granja GRSC.

Devido aos novos procedimentos os proprietários das granjas do Paraná e Santa Catarina decidiram que seria inviável participar da Expo Concórdia e manter os seus animais por mais um período de 30 dias após a comercialização dos mesmos. Diante destes fatos a Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, através da sua diretoria resolveu cancelar a exposição de suínos na Expo Concórdia 2011.