Com 6.146 animais inscritos, foi lançada hoje (04/08) a Expointer 2009, em Esteio (RS).
O evento ocorreu em almoço no Parque Assis Brasil, com presença da governadora do RS, Yeda Crusius, e de representantes de entidades do agronegócio, entre outros. A feira está marcada para o período de 29 de agosto a 6 de setembro.
O número de animais desta edição é maior do que a do ano passado em apenas quatro exemplares. Mas poderá diminuir. Isso porque a indústria exportadora de carne suína e o Ministério da Agricultura defendem a exclusão dos animais da raça da feira. O objetivo é evitar o contato dos suínos com pessoas infectadas, que poderiam transmitir a doença aos animais. Os produtores, no entanto, ainda mantêm a decisão de expor os exemplares.
Entre os produtores há expectativa de bons negócios (ou seja, existe otimismo, mas sem euforia), em especial do segmento de máquinas agrícolas. Em 2008, o volume de pedidos de máquinas na feira foi de R$ 370,37 milhões. A venda de 1,9 mil animais resultou em R$ 10,56 milhões.
Uma das novidades deste ano é a montagem do alojamento dos peões, que começa amanhã (confira quadro ao lado). Ainda hoje deve ter início os reparos nos estacionamentos dos visitantes, assim como dos banheiros do parque, conforme informou o diretor do parque, Paulo Demoliner.
Ontem, o Consulado do Peru em Porto Alegre confirmou que o governo do país vizinho desistiu de ter um estande no Pavilhão Internacional da feira, após duas décadas de participações. Um dos motivos foi a gripe A, disse o cônsul honorário do Peru na Capital, Carlos Aumonde. Também foi ressaltada a dificuldade que os artesãos teriam encontrado nas questões de tributação e de interpretação do que seja produto de artesanato. Segundo a Secretaria da Agricultura, até o começo da noite de ontem, além do Brasil, eram sete os países expositores: Uruguai, Canadá, Equador, Alemanha, Áustria, Argentina e Grã-Bretanha.