Com o crescimento acelerado do setor agropecuário e a adoção das novas tecnologias no campo, as empresas rurais exigem, cada vez mais, procedimentos diferenciados e pessoas qualificadas para o trabalho na área. A gestão de pessoas no setor rural é hoje um dos grandes desafios para os produtores e, por isso, a Faculdade de Tecnologia CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) está oferecendo um programa completo de cursos a distância com foco no tema.
“Estamos precisando de pessoas para gerir toda essa tecnologia que está sendo colocada no campo”, avalia Dyovanna Depolo, coordenadora de Educação a Distância da Faculdade de Tecnologia CNA. “Muitas funções antes manuais foram substituídas por máquinas e equipamentos. O paradoxo é que, cada vez mais, as pessoas que permanecem precisam ter mais qualificação e competência, não só para operar máquinas complexas ou interpretar números. Precisamos de gestores para ter mais capacidade de interagir, estimular, desenvolver os colaboradores rurais”.
O programa Gestão de Pessoas no Setor Rural foi estruturado a partir de uma pesquisa envolvendo produtores de diversas regiões do país sobre os principais problemas que enfrentam na administração de pessoal. As questões mais relevantes são abordadas em cursos específicos: Legislação Trabalhista na Prática do Campo; Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida no Campo; Recrutamento, Seleção e Treinamento: Remuneração, Incentivos e Avaliação de Desempenho; Procedimentos de RH e Contabilidade na Gestão Rural. “Pela pesquisa, verificamos que os principais desafios na gestão de pessoas no campo são justamente esses” – relata Dyovanna.
Cursos online
Os cinco cursos do programa são de extensão e não exigem grau de escolaridade, abertos a todos os interessados com idade a partir de 18 anos, sejam eles proprietários, gerentes ou arrendatários de terras, prestadores de serviços, funcionários administrativos, colaboradores ou empreendedores de outros setores. Todos os cursos são online e têm duração de 30 horas-aula.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site https://ead.faculdadecna.com.br/. Como os cursos são independentes pode-se fazer apenas um deles, mas, para a coordenadora Dyovanna, o pacote completo é mais interessante. “O ideal, para que se tenha o conhecimento de gestão de pessoas em todos os aspectos, é que se faça todo o programa”.
O primeiro curso, Legislação Trabalhista na Prática do Campo, aborda em detalhes as leis, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores. O segundo, Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida no Campo, ensina conceitos e técnicas que garantem uma gestão eficaz de pessoas, para melhor desempenho e produtividade. O curso Recrutamento, Seleção e Treinamento mostra como o produtor pode reunir em sua propriedade um bom time de colaboradores, com diferentes habilidades, e garantir um ambiente profissional saudável.
No curso Remuneração, Incentivos e Avaliação de Desempenho o participante aprende como implantar um processo de meritocracia na empresa rural, mantendo a equipe motivada. Já no quinto e último curso do programa, Procedimentos de RH e Contabilidade na Gestão Rural, são ensinadas técnicas de recursos humanos e de contabilidade desenvolvidas especificamente para o campo. Mais informações: 0800 006 4849 https://ead.faculdadecna.com.br/