Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fort Dodge apresenta o projeto Natureza Forte

<p>O programa se resume na coleta e destino correto as embalagens vazias ou resíduos de produtos utilizados pelos produtores ou empresas agropecuárias.</p>

Redação SI (13/04/06)- Representantes da empresa de medicamentos veterinários Fort Dodge, estiveram na Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, com o presidente da Entidade, Wolmir de Souza, apresentando o projeto Natureza Forte. O programa se resume na coleta e destino correto as embalagens vazias ou resíduos de produtos utilizados pelos produtores ou empresas agropecuárias.

Segundo Gilberto Spricigo, Médico Veterinário e gerente de Assistência Técnica de Suínos na região, a parte burocrática do projeto iniciou em 2004, mas foi até meados de 2005 para que toda documentação estivesse pronta para operacionalização. Como a incineração dos resíduos ocorre em São Paulo, há necessidade de solicitar autorização para transporte entre outros trabalhos para que o plano pudesse ser praticado.

Há praticamente seis meses, iniciou-se a divulgação do projeto, com a busca de parceiros e responsáveis por pontos de coletas. Hoje o Natureza Forte, que envolve a suinocultura e avicultura, está em expansão e na região, Spricigo cita como parceiro a Cooperxanxerê, que já aderiu ao trabalho, como ponto de coleta.

O principal objetivo do projeto é a contribuição da empresa Fort Dodge com a preservação do meio ambiente, evitando que o lixo seja jogado na propriedade, oferecendo um destino correto ao lixo, que não seja a natureza. O primeiro passo do nosso trabalho é conscientizar o produtor da importância em recolher os resíduos e não jogar pela propriedade e dos prejuízos que esta atitude trás para o meio ambiente e a humanidade, ressalta Spricigo.

Além de divulgar o projeto, a Fort Dodge está percorrendo as regiões e solicitando o apoio das Associações Estaduais de Criadores de Suínos e da própria Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), para alavancar e dar sustentabilidade ao programa.