Um novo evento gastronômico entra no calendário regional em agosto de 2011. É a Festa da Galinha Caipira e da Palmeira Real, aprovado pelo Conselho Municipal de Agricultura de Guaramirim (SC), que respaldou a iniciativa da Secretaria de Agricultura para melhorar a genética da galinha caipira a partir da aquisição de ovos de aves puras para a formação de novos planteis.
Conforme o secretário Miro Dalprá, devem ser adquiridas até 200 dúzias de ovos de galinha caipira para melhorar a qualidade genética das aves, aumentar e incentivar a produção. Os ovos serão destinados aos criadores que residam fora da área urbana de Guaramirim, desde que atendam alguns parâmetros, como ser criador e aqueles que participaram de curso.
A dúzia do ovo custa R$ 30,00. Setenta por cento será pago pela Prefeitura e o restante pelo criador. Os ovos serão colocados em chocadeiras dentro do município e os pintos distribuídos posteriormente. A meta é atingir em torno de 100 famílias. Cada qual receberá no máximo três dúzias de ovos de galinha caipira de raças diversas.
Com a criação, haverá matéria prima para realizar em agosto do próximo ano a 1ª Festa da Galinha Caipira e da Palmeira Real.