Ferreira Jr. em discurso no lançamento do Selo Paulista |
Redação SI 20/02/2004 – O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, assinou ontem (19) a resolução que criou o selo Suíno Paulista. A suinocultura se tornou o primeiro setor pecuário do Estado a possuir esta certificação dentro do Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindústrias de São Paulo, no Programa Produto de São Paulo, do governo estadual. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin.
O salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento estava lotado, principalmente de produtores e empresários do setor, que há dois anos acompanhavam as discussões para a normatização do selo. “A origem é uma preocupação do consumidor e o selo será uma ferramenta para alavancar o consumo do nosso produto”, afirmou em seu discurso Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS).
Duarte Nogueira assina resolução que cria o Selo |
As Normas Técnicas estabelecem as regras que devem ser seguidas por quem quiser obter a certificação que abrangem do nascimento ao transporte do animal para o abate. A certificação ficará a cargo da Fundação Vanzolini.
Carimbo – Logo após a sessão solene, o secretário e a primeira-dama descerraram um modelo de certificado, idêntico ao que será entregue às granjas cuja produção atenda a todas as exigências normativas. Em seguida, carimbaram, de forma simbólica, o certificado. O carimbo é o mesmo que será aplicado nos animais provenientes destas propriedades. Por último, visitaram a Unidade Móvel da Cadeia Produtiva da Carne Suína, onde puderam conhecer a estrutura oferecida para os cursos de cortes.