Redação SI 04/05/2005 – A reunião ocorreu no último dia 25 de abril, em Cuiabá (MT), durante o 12o. Seminário Nacional da Suinocultura.
"O governo canadense apóia toda empresa que levante a bandeira da qualidade e o nome do Canadá, como é o caso da Genetiporc", disse Francesquine, comentando o encontro. "Foi uma conversa de negócios muito produtiva, em que se discutiu o estado da arte no setor suinícola. Os canadenses têm um excelente know how em comercialização e tecnologia, o que inclui a questão ambiental, hoje uma prioridade mundial. Dentro desse quadro, a Genetiporc está muito bem posicionada, por suas soluções completas", acrescentou.
O serviço de promoção comercial do Governo Canadense, vinculado ao Departamento de Relações Exteriores e Comércio Internacional, tem como objetivo apoiar e prestigiar as empresas canadenses que atuam no exterior. Foi assim no caso exemplar do empreendimento Ideal Porc, inaugurado em 2004, uma granja modelo erguida no Mato Grosso com tecnologia Genetiporc. Participaram do evento de abertura da granja o então cônsul geral do Canadá, Sr. Ronald Davidson, e o governador do MT, Blairo Maggi. Esse empreendimento produziu grande impacto nas práticas adotadas numa região com economia fortemente centrada na produção de grãos e carne.
A Genetiporc se prepara para inaugurar oficialmente outra granja no mesmo estilo, desta vez em Minas Gerais, ainda em meados deste ano. Esse novo investimento é reflexo do otimismo decorrente das excelentes perspectivas apresentadas pelo mercado externo, especialmente o asiático. Essa, aliás, foi a tônica dos debates no 12° Seminário Nacional da Suinocultura. O professor Carlos Pio, da Universidade de Brasília (UNB), apresentou um painel com números animadores para o segmento. O especialista advertiu, entretanto, que são necessários investimentos em sistemas de inovação (pesquisa e desenvolvimento) e de informação, além de infra-estrutura (treinamento e capacitação), no que ele denomina de ação coletiva da cadeia suinícola na tentativa de organizar o setor.
"Essa insistência na questão da tecnologia e inovação nos assegura que a Genetiporc está no caminho certo. A suinocultura canadense é extremamente tecnificada, o que, por exemplo, lhe garante acesso a mercados extremamente exigentes, como o Japão. Tudo isso já está à disposição dos suinocultores no Brasil, via Genetiporc", comentou Luciano Oliveira Ferreira, gerente de Negócios da Genetiporc do Brasil.