Redação AI (24/08/2007) – Na última quarta-feira (22/08) o Frigorífico Globoaves de Cascavel (SC) recebeu recomendação para Certificação pela Comunidade Européia. Toda a estrutura e documentação da unidade foram consideradas conformes com as exigências do Mercado Comum Europeu.
O resultado da auditoria realizada é o prêmio maior para o projeto de esforço de Certificação iniciado em 2004, denominado "Europa Já!", o qual envolveu investimentos na estrutura e equipamentos da unidade; treinamento e aperfeiçoamento constante de todos os colaboradores; implantação e documentação das BPF – Boas Práticas de Fabricação; descrição cuidadosa e detalhada de toda a documentação do Sistema da Qualidade e HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
Como uma das etapas do processo, a Globoaves lançou em dezembro do ano passado o Programa de Segurança Alimentar, que envolve todos os prestadores de serviço, fornecedores de materiais da unidade, os mais de 500 produtores integrados e a fábrica de rações.
A documentação do frigorífico e os relatórios de auditoria agora serão encaminhados para Bruxelas, na Bélgica, para a homologação pela Comunidade Européia, o que deverá ocorrer até novembro deste ano, liberando assim o frigorifico a realizar operações comerciais com países daquele bloco.
Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 170 frigoríficos de aves e a unidade da Globoaves agora passará para um seleto grupo de 48 frigoríficos do gênero que contam com esta importante habilitação.