Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Governador coloca Estado à disposição da sustentabilidade na abertura da Fiema Brasil

Cerca de 200 pessoas prestigiaram a abertura oficial da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente - Fiema Brasil 2014.

Cerca de 200 pessoas prestigiaram a abertura oficial da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – Fiema Brasil 2014, realizada na tarde desta terça-feira (22), no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A Feira, que abriu ainda na parte da manhã, com o 2º Meeting Empresarial, vai até sexta-feira (25) com uma ampla área de exposição e uma gama de eventos simultâneos voltados aos mais diversos temas, todos voltados à sustentabilidade.

O presidente da Fiema Brasil 2014, Jones Favretto, destacou que dentro do tema “Recicle seus Negócios”, trabalhado nesta edição, é necessário que a sociedade cresça de forma econômica, social e ambientalmente correta. “Precisamos de líderes inspiradores, de novos líderes, de novos negócios e de inovadoras formas de fazer negócios. O cenário atual do Brasil mostra um país com muito a fazer no que diz respeito a tratamento, disposição e destino final de resíduos no âmbito privado e, mais ainda, no âmbito público”, enfatizou.

O presidente da Fundação Proamb, entidade promotora da Feira, disse em seu pronunciamento que “para cumprirmos nossa missão precisamos cada vez mais unir as forças vivas da nossa sociedade: o setor produtivo, o setor público e o terceiro setor, ao qual a Fundação Proamb pertence”. Segundo ele, a Fundação Proamb tem plena consciência de sua responsabilidade e de seus limites de atuação. “Por isso defende que é legítimo ter uma atuação assertiva e independente, mesmo se mantendo alinhada aos propósitos e obrigações que norteiam a finalidade da instituição”.

O subprocurador geral de Justiça do Ministério Público, Antônio Carlos de Avelar Bastos fez uma menção ao conceito de “green is green” (o verde é um bom negócio) relacionando-o à paisagem regional. “Esta é uma região muito próspera e aqui encontramos a confirmação deste conceito. Estamos na sexta edição da Fiema Brasil, que vem num ascendente. Esta Feira certamente é a maior da América Latina porque tem um diferencial extraordinário: ela não se limita à comercialização de produtos e serviços. Ela se amplia para uma troca de ideias, de conhecimento, de relacionamento. O Ministério Público, que tem  obrigação de zelar pelas fundações, aqui está para manifestar seu aplauso à Fundação Proamb pelo esforço que faz pelo meio ambiente”, ressaltou.

Representando a Câmara dos Deputados, o deputado federal Jerônimo Goergen salientou os desafios proporcionados pela Região da Serra. “Esta terra nos desafia a cada oportunidade em conhecer um pouco mais sobre os mais variados temas. Falamos sobre móveis, sobre vinhos, e agora estamos diante do maior dos desafios: falar sobre meio ambiente, sobre sustentabilidade. Há cerca de dez anos este era um assunto secundário. Hoje ele se tornou centro de um grande debate, afinal, a sustentabilidade é algo ao qual precisamos nos adequar. Preservar ainda é um grande motivo de resistência na sociedade, mas não podemos recuar. Temos um dever para com as futuras gerações e não podemos achar que apenas os grandes centros devem se mobilizar para esta finalidade”.

Dando sequência, o prefeito em exercício de Bento Gonçalves, Mário Gabardo, se pronunciou dizendo que tanto a Fundação Proamb quanto a Fiema Brasil são exemplos de que é possível crescer com sustentabilidade, produzir com responsabilidade ambiental e promover o crescimento econômico sem gerar prejuízos ao ambiente natural. A realidade no mundo não é das melhores, e muitas vezes, em nome do crescimento, não olhamos para o futuro e optamos pela facilidade, comprometendo a natureza”, lamentou, complementando: “Nós, governantes, temos o dever de estancar esse mal e principalmente preservar a natureza”.

Finalizando os discursos, o governador do Estado, Tarso Genro, disse que uma relação mais harmoniosa entre a humanidade e o meio ambiente é fundamental, “mas não é fácil, porque a violação às leis da natureza é inerente ao ser humano. Por isso temos que dar valor à sustentabilidade, tornando-a rentável ao empreendedor. Esse é o limite para todas as classes, para todas as culturas: transformar a sustentabilidade em negócio. Coloco desta forma o Governo do Estado à disposição e manifesto meu orgulho em participar desta promoção”, finalizou.

Após a solenidade de abertura, acompanhado por autoridade e diretoria da Fundação Proamb e da Fiema Brasil, o Governador do Estado participou de uma visita pela Feira, finalizando no Espaço BRDE Soluções & Negócios, onde se reuniu com empresários para discutir a formação do Pólo de Sustentabilidade na Serra Gaúcha.