A influenza aviária e suas implicações; a lei do autocontrole e a sustentabilidade na produção avícola mineira e nacional estão entre os temas que serão amplamente discutidos no Avicultor Mais 2023 – frangos, ovos & peixes -, evento tradicional que será realizado nos dias 14 e 15 de junho, no Expominas,
em Belo Horizonte. Todo o setor está sendo convocado para o encontro, já que o momento exige esclarecimentos, união e cuidado redobrado para a manutenção da biosseguridade dos planteis. A abertura oficial do evento será no dia 14.06, às 18h, com o corte da fita sendo feito pelo governador de Minas, Romeu Zema, e autoridades do agronegócio. A solenidade será seguida de coquetel, com a participação de todos os presentes e congressistas. O 2° lote de ingressos com valores promocionais estará disponível até o próximo dia 31.05 (quarta), pelo Sympla.com.br.
Diante da necessidade e urgência em tratar temas relevantes, o Avicultor Mais 2023 contará com a participação de renomados profissionais, entre eles o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin; o presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras; a fundadora do Instituto Brasileiro de Regulamentação e
Sustentabilidade, Letícia Rodrigues da Silva; professores Antônio Gilberto Bertechini, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e Oliveiro Caetano, da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de grandes representantes do agronegócio e de empresas nacionais e internacionais.
Entre as principais atrações do evento estão a Feira de Produtos e Serviços – com espaço para Máquinas e Equipamentos – que este ano contará com a presença de cerca de 100 marcas, e as Palestras Técnicas, com temas ministrados simultaneamente em dois auditórios do Expominas por 18 especialistas de várias partes do país. Entre os temas a serem apresentados, alguns estarão relacionados ao mote do evento: “Sustentabilidade, preservação e bem-estar animal.
Aquicultura se une aos avicultores
Quem visitar o Avicultor Mais 2023 encontrará não apenas as últimas novidades da avicultura de corte, postura e reprodução, mas, também, tudo sobre a cadeia da aquicultura mineira, que envolve criadores de tilápia, truta e peixes ornamentais; frigoríficos; fornecedores de serviços e produtos, entre outros. A parceria com a Peixe MG
fez com que os organizadores do evento ampliaram a área para o dobro do espaço ocupado em 2022, com a expectativa de receber mais de 3 mil visitantes em dois dias de encontro.
“O Avicultor é o encontro mais importante da avicultura no estado, com grande destaque e repercussão em todo o país, oferecendo a oportunidade de as empresas e os representantes profissionais do agronegócio estarem presentes num mesmo ambiente para fazer bons negócios e networking e, especialmente, falar sobre importantes temas da atualidade, como a influenza aviária, que pode gerar enormes prejuízos para o setor. Já estamos consolidados no mercado de eventos, e queremos garantir o mesmo sucesso dos avicultores aos empreendedores e fornecedores do mercado mineiro de aquicultura, que pela primeira vez participam conosco”, disse o presidente do Conselho Diretor da Avimig, Antônio Carlos Vasconcelos Costa.
Para ele, a parceria com a Peixe MG engrandecerá, ainda mais, o Avicultor Mais 2023. “Assim como o setor avícola, que tem se destacado pelo aumento de produção, com números expressivos para os mercados interno e externo, a piscicultura vem crescendo de maneira vertiginosa no Brasil, especialmente em Minas Gerais. Será uma grande novidade no nosso evento, agregar uma proteína de tamanha relevância no mercado consumidor”, disse o presidente do Conselho Diretor da Avimig.
Mais visibilidade
“A participação no Avicultor Mais 2023 faz parte das ações previstas pela Peixe MG, para este ano, que incluem a presença em feiras e eventos para divulgar, ainda mais, os nossos associados, seus produtos e serviços, bem como todos os fornecedores e suas muitas novidades, como novos produtos, serviços e tecnologias. Estamos muito felizes em poder colocar a nossa marca num evento forte, de tamanha grandeza, como é o Avicultor Mais 2023”, disse o vice-presidente da Peixe MG, Leonardo Romano.
Segundo ele, o setor de aquicultura tem muito espaço para crescer e contribuir com o desenvolvimento econômico e social sustentável de Minas Gerais, com a geração de renda e trabalho. “Estar no Avicultor Mais 2023 nos dará a possibilidade de fortalecer a representatividade da cadeia produtiva da aquicultura, divulgar a entidade, mostrar sua seriedade e suas intenções, que são sempre de contribuir para a integração e fortalecimento do setor, com a ampliação de mercado e o sucesso de novos negócios por parte de seus associados”, aposta Leonardo Romano. No segmento de produção de peixes de cultivo, a Peixe MG pretende, também, contribuir para o fortalecimento da criação de tilápias, trutas e peixes ornamentais e toda a sua cadeia.
O “Avicultor Mais 2023” é uma realização da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig), com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Instituto Ovos Brasil (IOB) e Associação dos Aquicultores e Empresas Especializadas de Minas Gerais (Peixe MG).