Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo cria fórum para indústria das carnes

<p>Estrutura foi explicada ontem (26/10) no Simpósio por diretora do DEORN, departamento ligado ao Ministério do Desenvolvimento. Empresas e instituição ligadas ao setor poderão integrá-lo.</p>

Redação AI 27/10/2005 O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) criou o Fórum de Competitividade da Indústria das Carnes. O lançamento oficial ocorreu no dia 25 de outubro em Brasília (DF). A estrutura e o funcionamento do novo Fórum foi explicado ontem (26/10) pela diretora do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-obra e Recursos Naturais (DEORN), Aneli Dacás Franzmann, na Abertura do 6o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) em Camboriú.

O Fórum tem o objetivo de integrar e organizar todos os elos da cadeia produtiva, principalmente no que concerne da porteira para fora e os produtos voltados à exportação. A intenção também é diagnosticar os principais gargalos presentes durante as etapas produtivas. O MDIC já instalou diversos fóruns para outros setores como o moveleiro ou mesmo de jóias, possuindo aproximadamente 70 deles em atividade. “A cadeia produtiva do frango já tem seus elos bem organizados”, admitiu Aneli. “Mas nós também trabalhamos nestes fóruns para se identificar novos desafios e ele será uma ferramenta importante para fortalecer toda a cadeia.” Além de carne de frango, este fórum também inclui a indústria da carne bovina, suína e outras carnes, como avestruz, coelho etc.

Para o Fórum serão escolhidos um coordenador e um relator. A sua estrutura será formada por quatro Grupos de Trabalho (GT) que estarão divididos da seguinte forma:

GT 1 Discussões em torno de novos produtos e que tenham maior valor agregado, buscando também diversificar a pauta de mercado.

GT 2 Identificação de novos mercados e consolidação da marca Brasil, podendo resultar em soluções como Centros de Distribuição de Produtos Brasileiros no Exterior, por exemplo.

GT3 Focado no melhoramento da matéria-prima e modernização de equipamentos e tecnologia.

GT4 Desenvolvimento da produção, gerando apoio a criações de novos arranjos produtivos, os chamados agroclusters.

Segundo a diretora do DEORN, o Fórum também possibilitará que ações a serem implementadas a partir das discussões geradas nele poderão vir a receber financiamentos governamentais. Podem participar do Fórum todas as empresas ou instituições públicas ou privadas ligadas ao setor produtivo de carnes. Basta enviar o cadastro de um representante e suplente para o e-mail:

[email protected]

“Estaremos agora enviando convites a todos que temos em nosso cadastro, mas gostaríamos que todo o setor produtivo participasse e entrasse em contato conosco porque o objetivo deste fórum não é apenas discussões, mas também elencar soluções”, reforça Aneli.