Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Gripe aviária em foco

<p>Embrapa treina técnicos do Chile, Paraguai e Argentina na produção de aves e ovos para diagnosticar gripe aviária.</p>

Técnicos de laboratório dos Serviços Oficiais do Chile, Paraguai e Argentina participam de um treinamento na Produção de Aves e Ovos SPF (livres de patógenos específicos) para Diagnóstico de Influenza. O curso ocorre na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e faz parte do projeto “Influenza aviária e outras enfermidades transfronteiriças”, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com recursos do Banco Mundial e que conta com o envolvimento da Embrapa. O treinamento é coordenado pela pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves Liana Brentano.

De acordo com a técnica Lúcia Maia, responsável pela Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos, do IICA Brasil, o objetivo do projeto é fortalecer e capacitar os laboratórios dos países do Mercosul Ampliando (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) para o diagnóstico de influenza aviária. “Dentro dos componentes do projeto, identificamos que a região tem que trabalhar em rede e a capacitação é fundamental para nivelar as informações e preparar os laboratórios para o diagnóstico”, comentou Lúcia. Outro ponto destacado pela técnica e que é resultado das avaliações do projeto é que os Serviços de Defesa Veterinária têm que dar maior apoio aos laboratórios. “É preciso que aja maior integração entre eles. O Comitê Veterinário Permanente/CAS do Mercosul está ciente disso e aprova o nosso projeto”. De acordo com ela, os países têm trabalhado em rede em cooperação horizontal, onde um ajuda o outro, visando a troca de experiências.

O treinamento realizado na Embrapa durante esta semana, de 1º a 3 de dezembro, é fundamental para ajudar os técnicos na identificação do vírus. “O objetivo é mostrar a experiência da Embrapa com produção de aves e ovos SPF em pequena escala e como atuar com isso nos laboratórios”, enfatizou Lúcia. Outra possibilidade que surge deste treinamento é a efetivação de parcerias, com transferência de tecnologia, entre a Embrapa e os países do Mercosul.

Além da pesquisadora Liana, os pesquisadores Paulo Rosa e Iara Trevisol, o analista Vitor Hugo Grings e o assistente Jair Wunder participam como instrutores. Os técnicos do Mercosul, além de informações de base teórica, conhecerão de perto a Unidade de Produção de Aves e Ovos SPF e o Laboratório de Sanidade e Genética Animal.