A carne suína e suas oportunidades de negócios foram tema de um trabalho inédito realizado por estudantes do último ano de Administração da Faculdade de Campinas (Facamp), como trabalho de conclusão de curso. Com o desafio de apresentar um negócio economicamente viável durante a Feira de Negócios da Facamp, o grupo criou o Mr. Pig, que com o slogan “Fast Pig Fest” oferece quatro opções de lanches rápidos a base de carne suína. A ação aconteceu neste mês de novembro.
A iniciativa contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que deu todo o suporte com informações sobre a qualidade e a saudabilidade da carne suína. No estande montado para a Feira, além dos sanduíches “Pernil Clássico”, “Churrasquinho de Linguiça Artesanal”, “Lanche de Picanha” e “Lanche de Filet Mignon”, foi apresentado material com curiosidades e informações sobre a proteína, além do valor e motivação para investimento no negócio.
Segundo Flávia Brunelli, integrante do grupo que criou o Mr. Pig, o fast food surgiu com o objetivo de suprir uma necessidade do mercado que ainda não é atendida, oferecendo refeições rápidas, exclusivamente a base de carne suína. “Pesquisamos a fundo e percebemos a grande oportunidade de alavancar o consumo de carne suína no Brasil em comparação aos outros países, uma vez que a carne tem alta saudabilidade, alto valor nutricional e sabor indescritível. É um nicho que precisa ser mais explorado e desenvolvido através de novas estratégias de marketing, que possibilitem introduzir a carne suína no dia a dia dos brasileiros”, explica.
Ainda de acordo com a estudante, o resultado da ação foi surpreendente, levando o grupo a acreditar no potencial do negócio. “Tivemos uma grande receptividade, que foi evidenciada pelo sucesso das vendas e pelos inúmeros elogios quanto ao sabor e a aceitabilidade do produto. Tudo isso nos fez acreditar no potencial do negócio e iniciamos uma nova fase em que estamos analisando a possibilidade de tornar o Mr. Pig uma realidade”, completou Flávia Brunelli.
A estudante Jaqueline Silva foi uma das consumidoras que visitou o estande e aprovou a novidade. “Além da exclusividade em oferecer somente lanches a base de carne suína, o estande apresentou excelentes opções de sanduiches, que reuniram sabor, qualidade e bom preço”, destacou.
Realizada anualmente, a Feira de Negócios da Facamp atrai a atenção pelo cunho empreendedor e é uma oportunidade para conhecer e investir em promissores novos negócios, criados por alunos de Administração da faculdade. Segundo Nivaldo Pilão, coordenador do curso de Administração da Facamp, o estande Mr. Pig foi um sucesso de público, tendo vendido cerca de mil sanduíches em menos de nove horas de Feira. “Após a apresentação na Feira, o grupo agora disputa uma vaga entre os cinco finalistas que serão avaliados por uma banca externa e concorrerão ao 10º Prêmio Facamp de Empreendedorismo”, acrescentou.
Para Lívia Machado, coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a ação surpreendeu e agradou ao público presente. “É uma grata surpresa para nós, pois se trata de um trabalho inédito, elaborado por estudantes e que traz a carne suína como uma oportunidade de negócio. Ver a demanda e a aprovação dos consumidores, mostra a grande oportunidade e diversidade que o nosso produto tem”, diz.