Redação (02/07/2008)- O grupo francês Evialis, que concluiu em maio a compra das operações da Cargill no mercado brasileiro de nutrição animal, parte agora para a consolidação de sua posição de líder desse segmento no país. A empresa vai investir R$ 42 milhões nos próximos anos para ajustar a produção de suas fábricas e também para o lançamento de novos produtos.
Os primeiros R$ 2 milhões serão desembolsados em seis meses, segundo o diretor-presidente da Evialis, Nilton Ribera Perez. Esses recursos serão aplicados em seis das nove plantas com as quais o grupo passou a operar após a série de aquisições. Os outros R$ 40 milhões serão gastos no médio prazo. No momento, novas compras de concorrentes não estão previstas, de acordo com o executivo.
Ao comprar as quatro unidades remanescentes da Cargill Nutrição Animal no Brasil, braço da multinacional americana para o segmento, a Evialis passou a ter nove fábricas. Além de vender as unidades de Paulínia (SP), Inhumas (GO), São Lourenço da Mata (PE) e Canoas (RS), a Cargill negociou com a M. Cassab, em dezembro de 2007, a planta localizada em Cascavel (PR). No mês seguinte, vendeu à Socil, da própria Evialis, a unidade de Barra Mansa (RJ). Com as operações, a Cargill deixou o mercado de ração no Brasil.
Com maior amplitude geográfica de suas fábricas, a empresa amplia sua escala de vendas, avalia Perez. Com margens consideradas apertadas, o setor de nutrição animal acaba exigindo fábricas próximas do mercado consumidor. O custo do frete acabaria inviabilizando os negócios que a Evialis agora poderá fechar com as fábricas compradas da Cargill.
As aquisições não deram à Evialis apenas presença física em Estados em que ela antes não tinha fábrica. Em alguns casos, o grupo francês também passou a atuar em ramos de que ainda não participava. "Agora vamos estar também no segmento de camarões. Até agora não tínhamos nada", diz Perez.
A presença no mercado de ração voltada à carcinicultura será por meio da marca Purina, comprada da Cargill. A Nestlé, proprietária da marca, a licencia para uso em áreas como bovinos, aves e suínos, já que seus produtos de nutrição animal são voltados apenas para pequenos animais, como cães, gatos e aves domésticas.
Outras quatro fábricas manterão a produção da linha Socil, marca pela qual a Evialis é mais conhecida no Brasil. A terceira marca é a Zoofort, subsidiária localizada em Primavera do Leste (MT). Gado de corte, eqüinos e peixes estão entre as principais linhas atendidas pela Evialis. Sua produção anual passou a 500 mil toneladas, volume inferior à capacidade instalada.
A Evialis usará as aquisições também como ferramenta para se tornar mais conhecida no Brasil. O nome da empresa passará a ser associado ao das marcas com as quais ela atua. "É um trabalho que está sendo feito pela Evialis em todo o mundo", diz Vilson Antonio Simon, vice-presidente de operações da companhia. A Socil está no mercado há 67 anos.
As aquisições parecem acentuar o movimento de consolidação do mercado de ração no país. A Guabi, uma das principais do setor no país, vai investir até R$ 50 milhões para ampliar de sete para 11 seu número de fábricas. Os aportes poderão incluir algumas aquisições, segundo declaração recente da empresa ao Valor. "Mas esse é um mercado muito pulverizado. Muitas empresas são de pequeno porte. Há, também, muitas na informalidade", afirma Nilton Perez.