Por ter como finalidade a proteção dos rebanhos, das culturas vegetais e da saúde da população, o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) apoia a programação do Mês da Saúde Animal. A iniciativa é da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio dos Departamentos Estaduais e Regionais.
Ao longo do mês ocorrem diversas ações gratuitas voltadas à promoção da saúde dos animais de produção no Estado, com ênfase na conscientização sobre as Doenças de Notificação Compulsória (DNC), conforme a Lei Estadual nº 18.484/2022. A programação é aberta a todos os interessados e destaca a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública e na garantia da qualidade e sanidade dos produtos de origem animal.
De acordo com o conselheiro executivo do ICASA, Osvaldo Miotto Junior, iniciativas como essa são primordiais para levar conhecimento para a população e para promover a defesa agropecuária. “A sociedade precisa ser sensibilizada sobre a condição da sanidade agropecuária catarinense, reconhecer a importância do agronegócio para a economia e colaborar para detecção precoce de doenças”, comenta.
O conselheiro executivo do ICASA ressalta que entre as temáticas abordadas na programação estão a importância das certificações sanitárias, Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana (PSA), segurança alimentar, influenza aviária (estímulo às notificações) e febre aftosa.
Também será informado sobre o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e da importância do controle e manejo do javali, “uma praga que traz impacto para os ecossistemas e prejuízos sanitários e econômicos”, reforça o conselheiro executivo do ICASA. Na área vegetal se comemora os nove anos de erradicação da Cydia pomonella em Santa Catarina, lançamento do Curso Receituário Agronômico, programa da vespa-da-madeira, portaria estadual sobre o Cancro Europeu, ações de defesa sanitária vegetal e lançamento do catálogo de pragas prioritárias para Santa Catarina.
Nesta semana serão realizadas palestras sobre inspeção de produtos de origem animal pelos Departamentos Regionais da Cidasc. Estão previstas lives sobre a importância do trabalho de inspeção de produtos de origem animal e segurança alimentar para a população. A programação encerra no dia 30 de maio, às 9 horas, com o Fórum Anual de Febre Aftosa, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e salas de transmissão distribuídas pelo Estado, com a presença de produtores e autoridades ligadas ao agronegócio.