Redação AI 05/11/2003 – 03h50 – Contando com a participação de 120 pessoas de vários paises da América Latina, incluindo vários brasileiros, a reunião começou com uma apresentação sobre a Idexx feita pela Dra. Mariangela Manfredini. A empresa foi pioneira no ano 1984, com a introdução dos kits de diagnóstico avícola no mercado, contando hoje com uma linha completa de produtos para as várias espécies animais, mantendo sua liderança em todos os mercados em que atua.
Em seguida, o Dr. Ricardo Munoz falou sobre a Monitoria Sorológica das Reprodutoras, sempre enfatizando a importância da medicina preventiva e a interpretação dos resultados e estratégias para maximizar o benefício da sorologia nas granjas.
Finalizando, a Dra. Sílvia Sayd falou sobre a importância da amostragem na interpretação dos resultados de diagnóstico. Alertou que a redução no número de amostras leva a dificuldade na interpretação dos resultados já que a amostragem não se torna representativa da população em questão. Sua recomendação foi manter o número de 23 amostras/lote de ave, dado estatiscamente comprovado. Os participantes receberam um CD contendo informações sobre a interpretação de resultados na sorologia com ELISA. Após a palestra, foi realizado um coquetel de confraternização para os presentes.