Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

II Seminário Duas Rodas para indústria de carnes

Encontro foi marcado por idéias arrojadas e agradáveis momentos de lazer.


 

Da redação 18/04/01 10:02 – Nos dias 04 a 06 de abril de 2001 a Duas Rodas, empresa que oferece produtos e serviços para área de processamento de carne, realizou no Bourbon Resort  Convention em Foz do Iguaçu, Paraná, o II Seminário Nacional Duas Rodas para Indústria Cárnica.

O evento reuniu cerca de100 participantes, vindos de todo o Brasil, representando as principais indústrias de carnes do País. Estiveram presentes técnicos, engenheiros, gerentes e diretores de empresas como Sadia, Perdigão, Coop. Central Oeste Catarinense (Aurora), Chapecó Alimentos, Indústria Frigorífica Norte de Minas, Copavel e Avipal, dentre outras.

A abertura do evento ficou por conta do superintendente da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf, que enfatizou a importância de seminários como este, cujo objetivo é compartilhar experiências e acesso a novos temas.

Como fornecedora de Condimentos e aditivos para indústria de processamento de carnes, a Duas Rodas considerou este evento um passo importante para consolidar o relacionamento com seus clientes.

Os temas das palestras foram:

– O Frigorífico e o Meio Ambiente , ministrada por Pedro Francisco Sprigmann (Diretor Técnico da Intech Engenharia & Meio Ambiente Ltda) – tratou de questões ambientais, ISO 14000, controles mais adotados fora e dentro da fábrica, tecnologias mais modernas e alternativas no mercado.

– Legislação para Produtos de Origem Animal, foi o segundo tema abordado, que ficou por conta de Mário Roberto do Nascimento (Fiscal Federal Agropecuário da Política Federal da Agricultura de São Paulo). Nesta palestra, Nascimento esclareceu regulamentos técnicos, ingredientes/composição que devem e podem ser utilizados e atualidades referente a legislação.

– José Antero Raposo do Rego (Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Mercado da Ind. Frigorífica Norte de Minas), proferiu palestra expondo Experiências sobre Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado e Produtos, onde citou influências internas e externas referentes às variações de preços sofridas no mercado de carnes; ajustamento das fórmulas de embutidos mantendo parâmetros de registros inalterados; declaração nutricional na rotulagem.

– Terceirização de distribuição e expedição de fábrica foi o quarto tema, abordado por Marcelo Ferraz (Presidente da Standard Logística e Distribuição), que falou sobre aspectos importantes comuns a terceirização; comentários referente a conjuntura econômica e financeira favorável.

– Edmundo Fígoli (Gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Perdigão Agroindustrial de Videira-SC), passou toda sua experiência no que se trata de Tendências do Mercado de Industrializados. As oportunidades mercadológicas, perfil do consumidor, potencial de consumo.

– A sexta palestra veio para estimular e motivar todos os participantes deste evento com o tema Motivação, Clientes e Mercado. Ela foi ministrada por Luiz Carlos Prates (Psicólogo, Jornalista Profissional, Apresentador e Comentarista). Luiz, trouxe para este seminário uma abordagem ampla sobre influências do entusiasmo na vida e na profissão e a importância das informações e o uso intuitivo e prático das necessidades dos clientes e do mercado.

– No dia 06 de abril (último dias do evento) foi apresentado Planejamento Estratégico, com Luís Carlos Pistoia (Professor e Coordenador responsável do programa de pós-graduação de Engenharia de produção da Universidade Federal de Santa Maria-RS). Luís  deu dicas de como montar um planejamento eficiente, suas características, estratégia, competitividade e administração estratégica.

– Tendências do Mercado da Agroindústria foi tema da palestra de Vincenzo F. Mastrogiacomo (Diretor Industrial da Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora de Chapecó/SC), que discutiu a situação de cada segmento (suínos, aves, bovinos), a exportação brasileira, consumo per capita, principais consumidores.

– Telma Gomes Clementino Neto (Gerente de Suprimentos da Sadia de São Paulo) abordou o tema Negociação Internacional, onde apontou fatores positivos para este mercado, negociação e informações para tomada de decisão, escolha de fornecedores, manejo de diversas taxas de câmbio, dentre outros detalhes importantes da negociação Internacional.

Quanto ao que a Duas Rodas tem a oferecer para esta indústria, Alfredo José Mann, Gerente da Divisão de Condimentos e Aditivos da Duas Rodas, mostrou desde produtos, serviços, tecnologia, sua estrutura física e comercial, tudo para agilizar, modernizar e atender cada vez melhor seus clientes.

Com estes temas e palestrantes de alto nível, a Duas Rodas acredita que alinhavou um seminário a altura de seus clientes, onde os participantes puderam agregar novas informações e conhecimentos sobre o ramo, bem como, trocar idéias com pessoas da área. Foram dias marcados com idéias arrojadas e agradáveis momentos de lazer..

No que se trata de produtos, no II Seminário Nacional, a Duas Rodas apresentou todo seu mix de produtos para o segmento, com destaque a linha de molhos prontos, que vêm de encontro à tendência de pratos prontos para consumo, muito debatida durante o Seminário.