Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Incentivo à ciência

<p>Monsanto doa para Fundacep novas variedades de soja e verba para pesquisas.</p>

Da Redação 21/01/2005 – A Monsanto, cumprindo com o compromisso firmado com as associações agrícolas do Rio Grande do Sul em janeiro de 2004, está doando à Fundacep, entidade de pesquisa que congrega cerca de 40 cooperativas gaúchas, duas variedades de soja Roundup Ready (RR) desenvolvidas especificamente para o Estado, além de 1% do valor arrecadado como indenização pelo uso não autorizado da sua tecnologia para novas pesquisas da fundação.

Dessa forma, os agricultores gaúchos poderão, em breve, ter acesso a variedades já registradas no Ministério da Agricultura e desenvolvidas especificamente para o Rio Grande do Sul e a Fundacep poderá, com o valor disponibilizado agora, continuar seus investimentos em novas pesquisas, afirmou José Carlos Carramate, gerente de Negócios de Soja da Monsanto do Brasil. Com a doação da Monsanto, a Fundacep passa a ter ainda propriedade sobre estas novas variedades e poderá comercializá-las de acordo com a legislação de cultivares, enquanto a Monsanto poderá receber pelo uso da tecnologia RR.

O acordo para a indenização pelo uso da tecnologia Roundup Ready estabeleceu um sistema de pagamento pelo uso não autorizado da tecnologia, que é um reconhecimento do direito de propriedade intelectual e dos estudos realizados para seu desenvolvimento, além de garantir a continuidade da pesquisa e investimentos no País. A Monsanto investe mais de US$ 1,5 milhão por dia em pesquisas para garantir o oferecimento de produtos inovadores e que tragam benefícios aos agricultores e consumidores de todo o mundo.